Os problemas defensivos do Sporting

Os problemas defensivos do Sporting parecem nunca mais ter um fim. O treino é o mais importante, todos de acordo, mas a falta de tempo para treinar não pode justificar tudo, sobretudo quando os erros são tantos e tão básicos. Mesmo em recuperação é possível criar alguns princípios que a equipa de Keizer não demonstra. Em um simples 10×10 a trote, ou até com um 10 x pinos, mesmo que sem bola, é possível criar dinâmicas, corrigir espaços, definir onde pressionar, como pressionar, se devemos reagrupar, etc. Até com a análise de vídeos é possível corrigir alguns erros básicos, repetindo-me, com tempo de treino seria o ideal pois a repetição vai levar à perfeição. Em jogo o que transparece é que nada se faz e isso expõe a equipa a erros consecutivos que o individual tenta corrigir e não consegue. Há princípios básicos que raramente são cumpridos, há distâncias entre sectores e intra-sectores gigantescas.

Os problemas são colectivos mas agravam-se quando os interpretes não tem o mínimo de noção do que fazer sem bola, com Gudelj, Bruno Fernandes e Wendell em campo em simultâneo, não há quem dê equilíbrios, quem recue para trás da linha da bola após a perda…Miguel Luís pela sua inteligência, leitura de jogo e tomada de decisão disfarçou algumas das lacunas do Sporting quando foi utilizado…mas a sua saída tem coincidido com a pior versão do Sporting de Keizer.

Quando o colectivo não existe, ainda maior sentido tem colocar em campo os mais inteligentes.

INSCRIÇÕES PARA O FÓRUM JÁ ABERTAS (AQUI)

Com o apoio da CM Paredes e da Parjovem, com o patrocínio do CGD e da Prozis, e com o RECORD como media partner. – Brevemente divulgaremos mais convidados

Sobre Dejan Savicevic 91 artigos
Ricardo Galeiras Treinador, apaixonado por desporto, futebol e treino. Experiência em campeonatos nacionais na formação e atualmente ativo no futebol sénior. Colaborador na área de scouting e análise de jogo, com vários treinadores e equipas do campeonato nacional da Primeira Liga. Contacto: galeiras@gmail.com

2 Comentários

  1. Obrigado. Este post mostra como Keizer não parece ser um treinador para um equipa grande: ou seja, uma equipa preparada para todos os momentos do jogo. O Sporting deve ser, neste momento, uma das equipas que pior defende em Portugal.

  2. Muy buen vídeo otra vez. Como he comentado en otros posts, que gran diferencia entre la transicion defensiva de Sporting y Benfica. Es muy importante, para querer realizar un fútbol combiantivo, con posesión en campo contrario, tener el control de las referencias de salida del rival, cosa que el Sporting no hace. Si a eso le sumas que las coberturas, y que el equipo no está junto horizontalmente…

    El Benfica tiene un comportamiento muy agresivo tras pérdida de balón, presionando bien y, aunque no sea perfecto (a veces deja espacios a su espalda), es más eficaz.

    Por otro lado, es muy importante saber actuar en inferioridad, y los defensas del Sporting no tienen esa capacidad… Para mí, posición a reforzar urgentemente si quiere tener opciones de pelear por la liga en próximas temporadas…

    Un saludo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*