Análise AS Roma

Roma de Totti

O próximo adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões são os italianos da AS Roma. Esta equipa que foi, por muitos anos, capitaneada por Totti, segundo a nossa análise está ao alcance do Porto.

Dividimos esta análise em duas partes, assim apresentamos dois vídeos com alusão à forma como o Roma ataca e como defende.

Na perspetiva defensiva, salientamos a ação de uma defesa que atua num bloco alto que permite muitos metros de profundidade nas suas costas, o que será a chave para o Porto desequilibrar um Roma, que defende com a similaridade de movimentos dos dois centrais e dessincronização face aos laterais, causando espaços essências ao êxito portista.

No teor ofensivo, a equipa italiana é exímia na exploração do jogo interior. Reúne em média três elementos, construindo um maleável triângulo posicional, sendo os jogadores vértices que se movem de forma a originar a abertura de espaços para conquistar zonas influentes. Nota para a primordial opção de conquista de espaço entrelinhas, nomeadamente entre a linha defensiva e a linha média adversária.

Ligue o som e perceba nos vídeos a dinâmica e como o Porto pode explorar e antever comportamentos.

Sobre Cruijff 15 artigos
Leandro Monteiro, desde muito novo é aficionado pelo estudo do futebol, fazendo-o enveredar por uma formação superior em Ciências do Desporto, indagando mais sobre a modalidade. Durante a realização do mestrado, juntou-se ao plantel profissional dos seniores do Sporting Clube da Covilhã, onde esteve a trabalhar durante sete anos. Neste, aliava a coordenação do scouting, com a preparação física, a observação dos adversários e da própria equipa, sendo treinador principal dos juniores e equipa sénior B. Deste percurso destaca-se o facto de na equipa B, ter sido o treinador mais novo campeão de Portugal em seniores, aquando da conquista do Campeonato Distrital. Alcançando na época seguinte a subida aos campeonatos nacionais, pelos juniores. Atualmente é analista de futebol. Contato: leandrocgmonteiro@gmail.com

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*