A noite incrível de Gabriel Pires

FUTEBOL -, Gabriel no jogo Benfica-Bayern a contar para o Grupo E da Liga dos Campeoes realizado no estadio da Luz em Lisboa. Quarta 19 de setembro de 2018. (SERGIO MIGUEL SANTOS/ASF)

Bruno Lage elogiou a organização defensiva do seu adversário, e não o fez por simpatia. Mas, se assim foi, como foi possível ao Benfica criar tanto?

Emergiu Gabriel Pires na partida, pela sua importância estratégica. Baixou para zonas com espaço para do seu pé esquerdo provocar constantes constrangimentos ao adversário.

Perceba a importância de Gabriel no jogo da noite de ontem:

  • Em Organização as variações do centro do jogo, e a forma como furou por entre linha média do adversário para fazer a bola chegar ao espaço entre sectores;
  • Em Transição a forma como acelerou o jogo acentuando vantagem espacial / numérica / qualitativa nos contra ataques encarnados

LIGAR O SOM

Estamos de novo no Twitter.

Já nos segues?


Sobre o jogo (planos, modelos, estratégias) e o treino estaremos um dia inteiro a falar com mais de uma dezena de profissionais, no Fórum do Lateral Esquerdo, com mais de uma de dezena de convidados do alto rendimento, para que todos possamos continuar a crescer.

INSCRIÇÕES PARA O FÓRUM JÁ ABERTAS (e com meia casa já esgotada) (AQUI)

Com o apoio da CM Paredes e da Parjovem, com o patrocínio do CGD e da Prozis, e com o RECORD como media partner. – Brevemente divulgaremos mais convidados que se juntarão a: Nuno Manta, Manuel Cajuda, Fernando Valente, Rui Quinta, Ricardo Sousa e Bruno Fidalgo, André David, José Carlos Monteiro.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3698 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

7 Comentários

  1. De facto, esteve em grande a fazer de quarterback e a meter bons passes entre linhas. Mas não gostaram mais do Tino? Epáááá o menino fez um jogaço, confesso que não o tinha em tamanha consideração. Tem tudo o que é preciso, mesmo, e depois aparenta uma inteligência emocional fortíssima. Tranquilão e sem barulho, ganha todos os duelos, faz passes com açúcar pin, pin, pin, pin, pin. Soft power.

  2. O Florentino pertence a uma estirpe rara de futebolista. Hoje em dia o tipo de médio defensivo que todo grande clube sonha ter e pelo qual estão dispostos a dar o dinheiro que for preciso, porque há muito poucos. Rápido a recuperar, eximio no sentido posicional, colocação de corpo perfeita para desarmar sem falta, forte, agil e ainda por cima com qualidade técnica individual que lhe permite sair da pressão entregando quase sempre bem a bola. Faz quase tudo bem aos 19 anos! Maturidade acima da média. Que craque! Vai ser top mundial. Só me questiono por quanto tempo vai ser possível segurá-lo em Portugal.

  3. Viram a organização ofensiva do Benfica à Guardiola a partir do 3×0? Médio recua para uma ala para construir com 3 homens e o lateral do lado do médio entra no meio? Com o Gabriel a organizar como “central” do lado esquerdo ao lado do Samaris e do Rúben Dias e com o Grimaldo no meio-campo? Mais tarde o Florentino também se posicionou na direita para construir com 3 homens e o Corchia no meio-campo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*