
Com a ausência do ponta de lança suiço que foi um elemento bastante importante nos primeiros tempos de Bruno Lage ao serviço da equipa principal do Benfica, surgiram dúvidas sobre como o treinador encarnado colmataria a ausência de um jogador que dava sentido ao ataque do Benfica pela forma como se move em profundidade.
Porque os modelos devem ser construídos e pensados em função das características dos jogadores, e não o contrário, é determinante que tenham a capacidade de ser “variáveis”! Ou seja, não faria sentido encaixar Jonas e pedir-lhe as mesmas coisas que se pede a Seferovic. Poder-se-à falar de um não processo, ou de uma identidade que muda. No fundo apenas semântica pouco relevante. Foi apenas Bruno Lage de forma muito astuta a moldar rapidamente o contexto por forma a aproximar a sua equipa do sucesso.
Jonas, o homem mais adiantado do Benfica, ao contrário do que fazia Seferovic, passou a mostrar-se sempre a pedir a bola no pé. Fosse no corredor central ou no corredor lateral (Seferovic também se movia para fora, mas sempre a solicitar bola nas costas), e com os seus movimentos que o aproximavam por vezes de uma posição de número dez, abriu espaços e criou condições para as entradas de Rafa, João Felix, e até Pizzi.
Ora veja e perceba a dinâmica que Bruno Lage instituiu para continuar a ter uma equipa capaz de jogar não apenas entre linhas, mas também de explorar a profundidade:
Estamos de novo no Twitter
Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda!
Jonas como o Firmino no Liverpool, não?
https://twitter.com/lateralesquerd/status/1107347459985063936
Great minds think alike:) fora de brincadeiras, não tinha visto o Tweet mas o paralelismo vem imediatamente à cabeça. Mas aproveitando a deixa. Vês mais Klopp em Lage ou Guardiola?
Vejo mais Guardiola.. mas com realidades (jogadores) totalmente diferentes… Continuo a dizer que a qualidade individual do Benfica não é muito elevada…
Para além do óbvio da diferença individual entre City e Benfica que vão sempre ter, que posições achas que claramente o nível de qualidade individual do Benfica é demasiado baixo para a sua dimensão e para este estilo de ideia?
Boa tarde saudações desportivas.
A qualidade no Benfica não é muito elevada !!!! Será para a realidade europeia ao mais alto nível? Ou mesmo para o nível de equipas equiparáveis ao SLB (PCP, SCP, e demais equipas de um segundo nível europeu)?
Modelo adaptativo!
Adaptativo, considerando os jogadores, considerando os adversários, considerando as várias frentes.