Dificuldades para criar – Desilusão lusa

Sinal amarelo ao processo ofensivo da seleção nacional.

Portugal entrou na primeira parte organizado num 4x4x2 no seu momento defensivo, com linha média com
This content is only available to subscribers. Please contact us at lateralesquerdo.com@gmail.com for details or visit our Patreon page

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda!

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3524 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

8 Comentários

  1. Não li o post.
    Ouvi o FS antes do jogo dizer que falou muito com os jogadores sobre a estratégia para o jogo e depois do jogo diz que faltou reação à perda e jogo no meio.
    Pergunto, é sem pôr jogadores no meio que se joga no meio?
    É com o Bernardo na Ala e sem apoios que permitam passe/desmarca que se tira rendimento dos jogadores que podem dar meio?
    É com o WC a fazer passes “seguros” para as alas e posteriores cruzamentos que se joga no meio?
    O que se jogou no meio pareceu desgarrado…
    Sinceramente não vi que o FS tivesse criado verdadeiras soluções para ter meio a não ser que acredite que a coisa vai com whishful thinkings.
    Tenho saudades do futebol jogado na Liga das Nações e não posso deixar de pensar que o Ronaldo não jogou. A equipa muda de forma estranha, ou não.

    • Ronaldo a PL, por muito que não goste, e 3 criativos nas costas. Moutinho em casa. William e Rúben lado a lado. Semedo vale o dobro do Cancelo.

  2. Pareceu me que a Ucrânia fechou bem o espaço entre linhas, e só o Bernardo estava a ser eficiente aí. O Rafa trouxe uma bocado mais de qualidade, mas nessa altura a Ucrânia já estava mais concentrada em trazer o empate.

    Posicionamentos interessantes, mas eu não estou convencido da posição ideal do Ronaldo na seleção. Acho que acrescenta muito pouco fora da área.

  3. Dizer que quer ter meio mas depois colocar o Bernardo Silva na ala parece de alguém que não viu nenhum dos jogos do Man City esta época. Conseguiu não aproveitar o Bernardo e ao mesmo tempo condicionou as subidas do Cancelo.
    Ter Cristiano Ronaldo é uma dádiva e uma maldição, num estilo de jogo que o potencie é sempre um jogador melhor do que todos os outros e que pode marcar um golo a qlq momento. Mas no esquema táctico de ontem desajuda mais… lembro-me de 4 ou 5 jogadas onde podia perfeitamente ter jogado com os colegas de equipa em melhor posição mas foi sempre à procura do remate, mesmo quando estava a km da baliza. Nesta fase da carreira, Ronaldo é um ponta de lança (o melhor de todos) e é aí que deve jogar e ser aproveitado.
    E André Silva??? Ainda não consegui perceber que benefícios traz à equipa.
    Em suma, Fernando Santos tem dos melhores jogadores do mundo nas respectivas posições e, apenas num jogo, consegue desaproveita-los a todos.

  4. Concordo com os comentários, Portugal fez muito pouco para conseguir levar outro resultado do jogo. O mais incrível é que me parece que apostou no mesmo tipo de toada o jogo todo. Constantemente a apostar nas alas para depois invariavelmente a bolas morrerem nos guarda redes e defesas adversários (bem posicionados porque não havia processos que os deslocassem das suas posições). Moutinho por muito que possa trazer devia ter ficado no banco logo no reatamento do jogo, devia se ter acrescentado algo mais à equipa, porque não a colocação de Felix e assim jogar mais com um jogador muito bom no espaço entre linhas e com capacidade que conhecemos para descobrir espaços? Parece me também que os laterais estiveram em sub-rendimentos, têm capacidades que todos conhecemos mas acho que tiveram aquém do que conseguem e podem fazer. E muito sinceramente, encostar Bernardo a uma ala???? Parece que temos um Messi ou parecido a tapar lhe a colocação na posição central… Para finalizar, não deixo de também reflectir no que foi aqui já dito, paradoxalmente jogamos muito melhor sem um dos melhores do mundo do que com ele, ou seja, está na altura de o senhor FS descobrir como pode retirar o máximo dele sem prejudicar a equipa.

  5. Em San Siro sem CR fomos ridiculos…

    O problema não é CR7 mas sim FS..

    Mete o Félix,pah(eu só quero ver combinaçoes entre ele e Bernardo)!! 😉

  6. Eu ia assim:
    Rui Patrício; Semedo/Cancelo – Pepe – R.Dias – Guerreiro ; Bernardo – William – Danilo – Rafa/Guedes; Felix/Jota – Ronaldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*