Adaptar e Surpreender para Vencer – O Moreirense de Ivo Vieira

Em Moreira de Cónegos mora uma das maiores revelações da Liga. À qualidade do seu modelo, Ivo Vieira junta a competência estratégica que tem catapultado a equipa minhota para uma época de sonho e potenciado jogadores como Chiquinho ou Heriberto. Na recepção ao Braga, Ivo surpreendeu Abel apresentando-se num 5x3x2 no momento defensivo. O triunfo do Moreirense permitiu bater mais um recorde, ultrapassando o número de pontos alcançados pela equipa cónega até à presente temporada na Liga.

Do ponto de vista defensivo, a equipa de Ivo adaptou-se ao 3x4x3 de Abel e esteve a um nível soberbo, dificultando as chegadas da equipa bracarense à sua baliza. Esta competência defensiva provocou inúmeras recuperações na construção do Braga. Estrategicamente, numa primeira fase, Ivo Vieira pretendeu que, os dois interiores marcassem individualmente os dois médios do Braga, impossibilitando assim as entradas por dentro do Braga. Aliado a isto, os centrais nunca deixaram alas adversários enquadrar no espaço interior. A cada passe interior dos centrais do Braga seguiam-se recuperações e ataques rápidos da equipa de Moreira de Cónegos. Por fora, os laterais da linha defensiva de 5 controlavam a largura defensiva e condicionavam as ligações exteriores do Braga.

Na segunda-parte, Abel alterou a forma de construir do Braga, pelas dificuldades que a equipa de Ivo estava a criar, para um 3+1 com Palhinha a baixar para o meio dos centrais e os dois laterais projectados. A isto, Ivo Vieira respondeu rapidamente alterando a forma como se posicionava em organização defensiva e condicionou a construção adversária. Ivo colocou os dois avançados a pressionar de fora para dentro a construção do Braga e os dois interiores bem adiantados no corredor central, formando uma linha de 4 num primeiro momento defensivo. O rigor defensivo manteve-se e as recuperações na construção adversária, também, se mantiveram. Não fossem algumas más decisões em situações de transição ofensiva, e o Moreirense poderia ter dilatado a vantagem sobre o actual quarto classificado.

Tacticamente, um dos jogos mais ricos da Liga no derby minhoto pelas constantes mudanças e adaptações tácticas de parte a parte. Um Moreirense muito competente, ainda que, com menos bola durante todo o jogo. Depois de uma descida de divisão, Ivo Vieira adaptou-se e está a surpreender a Liga com uma proposta que valoriza o jogo e promove o jogador, mas sobretudo com um modelo mais completo.

Sobre Pirlo 62 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*