Apanha-me se puderes – Tiago Gouveia, Nuno Cunha e as revelações da Liga sub 23

A Liga Revelação revelou-se uma verdadeira aposta ganha da Federação Portuguesa de Futebol. Trouxe visibilidade e espaço para a evolução de tantos jovens.

Com o seu término a chegar, avanço para uma lista de jogadores que importam referenciar. Entre os de maior potencial ou que aliaram esse potencial ao rendimento, as escolhas são obviamente discutíveis porque não se optou apenas por rendimento mas pelo que considero o somatório desse rendimento com o potencial.

A FIGURA:

Tiago Gouveia (SL Benfica), 17 anos (2001)

A cumprir o seu primeiro ano de júnior(!!), o extremo do Benfica teve um rendimento incrível, e se pensarmos que ainda apresenta maior potencial, consegue-se prever que não estará muito longe a chegada a patamares bem superiores. Velocidade, muita potência, uma invulgar apetência para somar golos atrás de golos para quem parte de um corredor lateral, destaca-se ainda mais porque apesar de fisicamente incrível tem sempre capacidade para tomar boas decisões. Do nada tem capacidade para inventar golos, pela forma como muito antes de todos os outros percebe e encontra os espaços a atacar na sua movimentação. O futuro da posição de extremo no Benfica está garantido.

O TALENTO:

Nuno Cunha (SL Benfica), 18 anos (2001)

O Médio Centro do Benfica não somou tantos minutos quanto os que poderia ter tido, e portanto figura na lista bastante mais pelo potencial do que pelo rendimento na própria Liga.

Tudo no canhoto é inteligência suprema e qualidade técnica. Não soma um erro nas suas decisões e no seu gesto. É verdadeiramente impressionante a forma como vê o jogo, e descobre sempre a melhor solução para a sua equipa. Em ataque posicional, seja a pausar os ímpetos ofensivos, ou a tocar mais rápido, é incrível como quando cada bola que sai das suas botas encontra sempre colegas ou em espaços prometedores ou com condições para fazer a bola chegar aos tais espaços. No primeiro passe ou no segundo, é um maestro criativo que faz as coisas acontecerem, terem ordem e continuidade. Um regalo!

11 da Liga (Mistura de potencial com rendimento na Liga)
3-4-3

Max (Sporting), 20 anos (99), Guarda Redes
Tomás Tavares (Benfica), 18 anos (01), Defesa Direito
Pedro Ganchas (Benfica), 18 anos (00), Defesa Centro
Tote Gomes (Estoril), 20 anos (99), Defesa Esquerdo
Bruno Paz (Sporting), 21 anos (98), Médio Centro
Midana (Sporting de Braga), 20 anos (98), Médio Centro
Paulinho (Sporting), 22 anos (97), Médio Ofensivo
Vitó (Rio Ave), 21 anos (97), Médio Ofensivo
Dmitar Mitrovski (Sporting), 20 anos (99), Médio Ofensivo / Avançado
Tiago Gouveia (Benfica), 17 anos (01), Extremo
Abdoulaye Diallo, 23 anos (96), Ponta de Lança

Menções honrosas:

Fabinho (Estoril), 23 anos (96), Extremo
Matheus Nunes (Sporting), 20 anos (98) Médio
Eynel Soares (Braga), 19 anos (00), Extremo
André Franco (Estoril), 21 anos (98), Extremo
Kiki (Braga), 21 anos (98), Extremo
Miguel Tavares (Aves), 20 anos (98), Avançado
Diogo Pinto (Benfica), 19 anos (99), Médio

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3675 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Trackback / Pingback

  1. Os sub 19 à procura do sonho – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*