É nossa!

Portugal deu passos atrás que foram na realidade passos à frente no que concerne a preparar-se para vencer a Liga das Nações.
This content is only available to subscribers. Please contact us at lateralesquerdo.com@gmail.com for details or visit our Patreon page


Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda!

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3588 artigos
Pedro Bouças - Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

15 Comentários

  1. Copy & paste (com os erros e tudo) do comentário que pus logo após o jogo no outro post:

    A minha opinião sobre o jogo de hoje:

    Sem Felix (embora eu ache que Felix/Bernardo/Ronaldo foram muito mal distribuídos posicionalmente pelo selecionador no campo no jogo com a Suíça), faz-me sentido o FSantos pôr o Bernardo a poder ir mais ao meio como também foi na primeira fase desta prova (agora o que o FSantos fez no jogo com a Suíça não me faz sentido nenhum).

    Hoje soubemos jogar muito mais como um todo e até procurámos o meio (raro com o FSantos). Desra vez o FSantos soube pôr o Ronaldo com papéis mais claros e a não andar a pedir a bola em todo o lado. É essencial saber integrar o Ronaldo no todo e não ser o todo adaptar-se ao Ronaldo, e hoje viu-se isso finalmente.

    Acho que falta muita evolução na organização ofensiva. Criar dinâmicas entre linhas e para isso o FSantos terá, por exemplo, que saber compatibilizar Felix/Bernardo/Ronaldo, à medida que o Felix se vá integrando na seleção e sem que o Ronaldo apareça a secar o seu redor.

    Posso até voltar atrás na minha opinião de substituir o FSantos, se ele quiser fazer evoluir esta via de hoje e se quiser fazer evoluir (muito) a organização ofensiva para uma maior busca de jogo entre linhas, apoios frontais, ruturas. Se quiser voltar ao costuema anterior é que já é mais complicado para mim…

    De resto, ganhámos um segundo título e isso é muito bom!!

  2. Medir e pedir melhor organização ofensiva, dinâmicas e quaisquer grandes automatismos no tempo que tiveram para treinar…a sério…Ver o que é real. Dentro e fora.

    • Eu não estou a pedir grandes automatismos e vejo bem que há pouco tempo para os criar.
      Agora, se não há tempo para treinar, concordarás que só faz sentido pôr os jogadores a jogar nas suas posições mais naturais, certo?
      Achas que foi isso que foi feito contra a Suíça?

    • E vais encostar o melhor marcador de uma equipa como a Juventus porquê? Porque te apetece? É que sem Ronaldo o mais provavel era teres ficado pelas meias-finais, não sei se percebeste…

    • Tem que se saber enquadrar o melhor finalizador do mundo num todo (e não o contrário) e não o encostar. O que não quer dizer que também não possa ficar no banco num ou noutro jogo opção técnica.

    • O meu onze base da selecção: Odisseas, Semedo, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Samaris, Bernardo, Rafa, Pizzi, Felix e Guedes.

  3. O Visão de Mercado desde que ganhámos o título não tem feito mais nada do que falar mal do Cristiano e bem do Bernardo, têm um asco ao homem… que gente, meu!

    • Não existe hoje comparação possível. Bernardo está a léguas, é um fabuloso jogador, tem tudo o que Ronaldo não tem, não tendo apenas algo que Ronaldo tem: capacidade de finalização.

      Bernardo é o melhor jogador português, com uma inteligência absurda. É o paradigma da filosofia deste blog, desde os seus primórdios.

      • O Bernardo melhor do que o Cristiano só mesmo no passe e mesmo aí tem 200 assistências para fazer até apanhar as que o 7… quanto a hoje ser o melhor jogador português, quando chegar a bola de ouro veremos as posições de ambos e pode ser que a ilusão te caia mais rápido do que pensas, ah não espera… se Ronaldo ficar à frente é porque é marketing, esquece.

      • Esta foi de longe a melhor época do Bernardo e não chega aos calcanhares de nenhuma das 10 melhores épocas da carreira do Cristiano… essa é que é essa.

  4. O que me causa maior estupefacção é o facto de continuarem a passar ao lado do jogador que foi fulcral na conquista da Liga das Nações: o Gonçalo Guedes. E já não é de agora, já vem de há muito. talvez por não caber na caixa do que alguns pensam que um jogador deve ser, não sei. Foi ele que mudou o jogo contra a Suíça e foi ele o, ou um dos mais importantes na final, e não é por ter marcado o golo.
    O Bernardo é o meu jogador preferido pelo que já expliquei antes, noutro post, e também gosto muito do Félix mas não quero ser injusto.
    1- Com ele em campo o Ronaldo passa definitivamente para 9, que é onde pode dar mais à eqipa sem lhe tirar a consistencia tactica necessária.
    2- É o jogador 3 em 1 e o verdadeiro sucessor do Ronaldo na Selecção. 3 em 1 porque, como o Ronaldo no tempo do Manchester, é ao mesmo tempo extremo transportador de bola e atacante de área, marcando muitos golos. o 3 é que defende como poucos e fecha o corredor, coisa que o Ronaldo nunca fez, criando até problemas com o Mourinho no Real.
    3- Permite ao FS não abdicar do losangulo, o tal losangulo assimétrico que eu defendo, o losangulo que se transforma facilmente noutros sistemas como o 4231, 433 ou 442 classico.
    4- Permite ao BS ser o verdadeiro 10, à la Maradona ou Zidane; o 10 que joga preferencialmente ao meio mas com liberdade de se movimentar por todo o lado, que tanto joga no apoio ao Ronaldo como segundo mais avançado como joga com dois avançados na frente, o que cria mais possibilidades de passe, ou até 3, quando recua para pegar no jogo, avançando o interior direito.
    5- É uma força da natureza. Alia a capacidade de estar sempre a fazer sprints com uma resistencia fora do normal que lhe permite recuperar com a mesma intensidade e estar sempre em jogo a alta rotação. Ao fim de meia hora já o(s) defesas estão cansados de correr atrás dele. Destroi defesas.
    6- É um jogador de equipa, pelo que referi acima mas tambem por não procurar protagonismo nem numeros. Procura sempre o melhor para a equipa, assistindo e associando-se sempre que necessario. Joga muito bem sem bola, criando espaços com as suas desmarcaçôes, criando duvidas nos defesas para os outros poderem assumir o 1×1 facilitando-lhes o trabalho – o 3º golo do Ronaldo contra a Suiça é exemplificativo disso.
    7- Não tem medo de assumir, pedindo a bola quando acha necessario.
    8- Não tem a definição nem a limpeza do Ronaldo, quer no transporte, quer no passe, quer na finalização mas cria um volume de jogo assinalável, o que acaba por compensar. Ainda é muito jovem e poderá melhorar, nomeadamente fazendo as pausas necessarias antes da definição dos lance. É nesse aspecto parecido com o Gedson; fazem tudo em grande velocidade e em esforço e por vezes perdem discernimento e capacidade de definição.
    8- Tem uma personalidade forte, não tem aquela reverencia bacoca em relação ao Ronaldo que outros aparentam ter.
    Na meia época que fez no Benfica foi o melhor e mais decisivo jogador do Benfica e do campeonato. Na primeira metade da 1ª época no Valencia foi o segundo melhor jogador do campeonato espanhol, só atrás do Messi, superando até o Ronaldo. teve uma lesão, não quis ser operado e sofreu com isso. quando finalmente voltou em condições, a meio desta epoca, marcou 8 golos em 10 jogos e voltou a ser a estrela do Valencia.
    Acho que já merece um maior reconhecimento do que o que tem.
    Off topic: Será que sou só eu que pensa que o Renato Sanches no Valencia seria como mel na sopa? Juntar estes dois jogadores elevaria o Valencia a outro nivel.

    PS: Antecipando já algum comentário, ó Edson, já te posso comprar o gelado?

    • Viva Filipe… este está só aqui no site… já recebeste no mail user e pass para aceder… vê se fica ok..

      Mt obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*