Quem é David Tavares?

Da geração de 99, tal como vários colegas com bastante maior notoriedade (João Felix, Gedson Fernandes, Florentino e Jota), David Tavares foi na temporada passada chamado à pré-temporada da equipa principal, mas uma lesão gravíssima afastou-o dos relvados durante quase um ano.

Um revés duríssimo para quem em idade tão prematura pretende afirmar-se ao mais alto nível.

Depois de uma temporada inteira praticamente sem jogar (voltou no último mês e realizou algumas partidas nos sub23 e na equipa B dos encarnados), David volta a ter a oportunidade de fazer o período preparatório com a equipa principal.

Onde poderá encaixar?

No actual modelo de Bruno Lage, seria concorrência para a posição de médio centro. É muito reactivo na perda, e agressivo defensivamente. Também sem bola vence sucessivamente duelos, acrescentando qualidades em ambos os momentos defensivos.
Com bola, tem semelhanças evidentes com Renato Sanches. A capacidade de progressão, o arriscar sair em condução, são marcas do seu jogo, que prima também pela qualidade do seu passe.
No actual Benfica seria portanto uma alternativa a Gabriel, e não tanto a Florentino.

Fisicamente e nas suas capacidades condicionais continua a ser um elemento poderoso, pese embora o ano que esteve parado e não se desenvolveu, mas é também na habilidade motora e agilidade que demonstra ter argumentos para um jogo veloz e vertical, pela forma como contorna opositores que não lhe adivinham os movimentos.

A grave lesão que teve, é provavelmente a grande razão pela qual ainda deverá voltar à equipa B dos encarnados, mas o seu destino mesmo o que de médio prazo será sempre a chegada ao escalão maior.


Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! 

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

6 Comentários

  1. Um jogador na linha de Renato Sanches é até mesmo de Gedson? Por falar em Gedson porque jogou mais pela direita como médio direito com o Lage? Ira o mesmo acontecer com o David? Ou é melhor no passe e Lage vê como melhor alternativa para o meio?

    • Pudera, o Guardiola desterrou-o na ala primeiro e depois a falso 9. Passa a vida à espera da bola. Não admira que se desligue. Em vez de jogar a 10, onde devia, para estar sempre perto da acção. Agora já é tarde.
      Se o Guardiola tivesse apanhado o Maradona tambem o devia desviar para a ala, até este lhe dar um chuto no rabo (e acertar na barra, como sempre acertava).
      O Guardiola com o seu 433 limitado ainda tem muito que aprender sobre futebol.

  2. Parece que David será para segundo medio. Tenho dúvidas em relação a chiquinho e Tiago Dantas!!!! 2º médio ou médio ala?

  3. Não gosto muito, enche as medidas ao Luis Freitas Lobo e ao terceiro anel com aquelas correrias todas na casa das máquinas mas jogar à bola está quieto. Os tamancos também não ajudam ninguém a jogar à bola e se jogasse sem cabeça dava igual. Óptima opção para o Rui Vitórias. (Oxalá esteja redondamente enganado.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*