Quem são os miúdos no Estágio do Sporting?

Foram três os nomes chamados ao Estágio da equipa principal do Sporting. Quem são e como poderão encaixar na equipa de Keizer?

Eduardo Quaresma (2002) é júnior de primeiro ano e desde bem cedo que se tornou uma referência incontornável do futebol jovem em Portugal. Na iniciação alternou a posição de médio defensivo com a de defesa central, onde se fixou e onde tem condições para construir uma carreira de nível mundial. Às excelentes capacidades morfológicas e atléticas, alia uma qualidade técnica e capacidade para tomar decisões que o torna um jogador de nível distinto. Demasiado novo para poder no imediato entrar nas contas de Keizer, mas também extremamente promissor, pelo que treinar num contexto elevado e posteriormente ter competição nos sub23 seria uma forma excelente de potenciar mais as suas qualidades, e ajudá-lo a cumprir o seu destino de deixar marca no futebol em Portugal e na Europa.

Joelson Fernandes (2003), ainda juvenil, cresceu sempre como uma das maiores atracções na Europa no que concerne a futebol jovem. O extremo de pé direito tem uma capacidade de desequilíbrio e de finalização assombrosa, que lhe deram desde muito cedo a muito justa imagem de “wonderkid”. No meio dos “seus” não foi evoluindo tudo o que deveria, porque perante um nível demasiado fácil para as suas capacidades, não desenvolveu de forma acentuada a tomada de decisão. Afinal, resolver tudo sozinho sem necessidade de procurar os colegas sempre lhe trouxe sucesso. Outro jogador que com o enquadramento correcto (treinar e competir num nível cujo estímulo lhe traga dificuldades), tem todas as condições para figurar posteriormente entre os melhores de Portugal e da Europa.

Nuno Mendes (2002). O lateral esquerdo, júnior de primeiro ano, ao contrário dos dois colegas de equipa cresceu um pouco à margem dos “holofotes” no futebol jovem. Em sub15 não era a opção principal e somente em sub 16 explodiu. Chega ao estádio da equipa principal com dois anos de maior notoriedade nas camadas jovens, embora numa das temporadas até tenha estado bastante tempo lesionado, factor que terá contribuído para a ausência do Europeu de Sub17. Rápido, agressivo, e dominante no espaço interior, Nuno Mendes tem condições para chegar à equipa principal do Sporting. No imediato precisará de jogar, pelo que o enquadramento nos Sub23 ou Sub19 será o passo a seguir.


Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! 

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

    • não há muitos, ou praticamente nenhuns, na net… Estamos a falar de 2 miúdos que nunca jogaram sub19 sequer…apenas sub17

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*