Seja bem vindo ao seu lugar, Sr Gabriel Pires

Depois de uma comprometedora lesão Gabriel está de regresso para ocupar o seu lugar no meio campo do Benfica, e embora num teste demasiado fácil, tornou-se bastante perceptível como está bem integrado no modelo de Lage, e que mais valias lhe traz.

No momento defensivo, a agressividade, disponibilidade fazem a diferença, em cima do assertivo posicionamento. A forma como sai na hora certa, sempre aumentando passada, reconhecendo timing de pressão permite-lhe recuperar inúmeras bolas, e as que não recupera vai obrigando ao erro.

Com bola, se tem espaço é um tratado. Já se percebe ser o médio brasileiro o responsável por dar saída na construção quando adversários bloqueiam os centrais, pela forma como baixa para receber. A partir do momento em que a bola lhe toca as botas, a magia acontece. Seja nas variações longas que transformam situações de grande densidade de pernas em momentos para o colega até então fora do centro de jogo acelerar em 1×1 com espaço, ou na forma como facilmente descobre os quatro mais adiantados no espaço central nas costas dos médios adversários, a preponderância que se prepara para assumir com bola é também ela bem visível.


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3618 artigos
Pedro Bouças - Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Melhor médio regista do campeonato.. alias dos únicos deste género e mais completo!!

    Penso que é daqueles jogadores que demora a ganhar forma.. ainda nem esta a 20% diria, mas quando a atingue é de um nível de destaque muito muito grande em todos os momentos do jogo. Então nos jogos grandes isso será visível.

    A selecção Portuguesa.. será tb o seu destino… não temos nenhum médio destes.. o Único mais próximo disto é o Rúben Neves, mas não tem esta dimensão física… e tanta variabilidade para todos os momentos do jogo.

    Já sei que ouviremos os adeptos dos rivais a dizer.. ” o quê o Gabriel na selecção?? só podem estar a brincar” mas isso é o normal…

  2. Mágico? Eish que exagero ahah! Ou estão a brincar, talvez seja por aí. A relevância destes camaradas só acontece mesmo em Portugal porque noutros contextos não passam da cepa torta. Para além disso o Gabriel não serve para determinados modelos. De frente para o jogo ainda dá para comer (até porque mete tudo em campo e é forte nos duelos, honra lhe seja feita) mas noutras vertentes chega a ser patético. O Conceição deve adorá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*