O equilíbrio defensivo – Wendel no lugar de Coates

Perceber o jogo será sempre mais importante que conhecer a posição. O jogo cada vez mais é tão dinâmico que todos acabam por passar por diferentes posições em determinados momentos.

E estar na posição é diferente de “estar” na posição.

Ocupar o espaço por si só, não é relevante se não houver inteligência e percepção do que é necessário em cada momento, e Wendel que tem um potencial físico tremendo, e que se assume como preponderante nas saídas em ataque rápido e contra ataque, continua a precisar de evoluir bastante em tudo o que envolve não ter a bola para dar um salto qualitativo e estar mais próximo de ajudar mais vezes o Sporting.

LIGAR O SOM:


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido

Se enquadra parte-te todo, Thiago Almada (aqui)
O Segredo do 6×4 de Lage (
aqui)
A nova vida de Romário Baró (aqui)
A progressão do City de Guardiola (aqui)

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

4 Comentários

  1. Podem não ser tão gritantes como este caso, mas não faltam exemplos de mau posicionamento defensivo do Sporting de Keizer mesmo sem alguém a substituir momentaneamente um central.

  2. Mas, da mesma forma que o Wendel devia alinhar-se pelo Neto, por este estar de costas, também não deveria o Neto alinhar-se pelo Thierry, primeiro?

    • Não… Porque a bola está no corredor do Thierry… Logo ele é um jogador de pressão – que tem de sair. É sempre o central a definir posicionamento da linha.. Lateral lado oposto alinha… Lateral lado da bola sai

  3. Este vídeo é o exemplo padrão que não basta ter talento se não sabe adaptar se as exigências do momento de cada momento de jogo. O wendel tudo de bom que confere ao jogo no momento de ataque confere em dobro para pior no momento defensivo, é uma pena !!!
    Excelente análise maldini, obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*