A lição no golo de Rafa

O golo que inaugura o marcador e determinou o rumo da Supertaça teve bastante de mérito de uns e demérito de outros.

Do lado do Sporting quase tudo foi mal feito – Destaque para as decisões de Wendel sem bola, sempre a abrir espaços nas suas costas – Fosse pela decisão inicial de ir pressionar libertando todo o meio campo por onde o Benfica pôde sair com Gabriel da pressão leonina, fosse pela última decisão de abandonar espaço e permitir que Florentino colocasse a bola nas suas costas já em zona de criação.

Do lado dos encarnados um elogio muito grande a todos os envolvidos no lance – Serenidade a encontrar sucessivamente homem livre permitiu sair da (insípida) pressão leonina, e posteriormente a ligação para o espaço entre sectores do Sporting, que acabou com uma óptima definição – O fixar de Coates por parte de RDT, e o movimento de Seferovic que levou Neto, para longe do espaço onde RDT e Rafa apareceram em superioridade numérica.

Lição de Ataque Posicional – Da saída sob pressão, à entrada da construção para Criação e daí até à zona de finalização. Ora veja:


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido

Atropelo à velocidade de Rafa – O lado Táctico da Supertaça (aqui)
Adel Taarabt – Nunca apenas porque sim (aqui)
Um Real problema (aqui)

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. Sou o único a achar que o lateral direito do Sporting ficou muito mal (a bola está muito longe e parece só oiter noção do que o rodeia quando a bola cai nos pés do Rafa e aí é tarde demais) e a restante linha defensiva a ver passar navios, o RDT que faz o passe para o Pizzi acelera e quase é o próprio a facturar, é uma triangulação a larga escala (do tamanho do erro do Sporting em todo o lance).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*