Bernardo Silva, a divisão no pressing na estratégia de Santos

A exibição de Bernardo Silva na Sérvia foi de nível absurdo.

O grau de acerto para quem joga em zonas adiantadas e tantas e tantas vezes opta por decisões menos conservadoras, mas mais de procura de desequilibrio é avassalador. Mesmo quando vai para cima à procura de criar, teve sempre o condão de não ter erro e raramente perder a posse.

Mas, Bernardo ainda foi bastante mais do que o nível (soberbo) habitual com bola. Sem bola, passou muito pela sua disponibilidade e leitura de cada lance, o pressing idealizado por Fernando Santos.

A entrada da bola na metade direita da Sérvia, com passe para o central, ou progressão deste (central direito) activava a pressão lusa, com Bernardo Silva a sair da postura de controlo de fecho do corredor direito para um posicionamento de dividir o espaço entre Central Lado Oposto e Lateral. Homem livre passou a ser o lateral esquerdo – Muito longe para poder participar no lance, e Portugal foi encurralando a Sérvia no seu corredor direito, obrigando por diversas vezes o ataque posicional adversário a um jogo mais longo e com pouco critério.


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido

“Génio, Génio, Génio – João Felix (aqui)”
“Yannick Bolasie (aqui)”

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3659 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*