A primeira de Silas

Ao contrário do caminho escolhido pelo seu antecessor, Jorge Silas percebeu que há uma forma de vencer quando o tempo para grande melhorias escasseia, e se tem mais argumentos que os adversários. Trazer de volta estabilidade defensiva – Se não sofrer golos, o Sporting terá sempre grandes probabilidades de vencer o jogo, mesmo que em dois dias a dinâmica ofensiva não esteja aprimorada – Impossível estar!

Referiu-o na conferência. Mas como deu tais passos para aproximar o Sporting de vencer, mesmo sem ter tempo para apresentar qualidade no seu jogo?

Resgatou um Sistema Táctico que traz maior conforto a toda a linha média – Promoveu a eficiência na ocupação do espaço, porque garantiu mais espaço ocupado a menor gasto energético.

4x4x2 com Bruno Fernandes e Vietto a defender Corredor Lateral

Impossível não notar o momento emocional dos jogadores leoninos a cada recepção, a cada passe. Embora tenha desde já trazido novos posicionamentos para a Organização Ofensiva, o caminho para promover a eficácia de tais posicionamentos pela qualidade do gesto dos seus jogadores ainda é longo.

Estruturalmente o Sporting apresentou-se em ataque organizado com posicionamentos próximos dos rivais:

Alas que são números “10” em cada metade do campo; 2+2 (Coates e Mathieu + Doumbia e Eduardo) a construir e preparando Transição Defensiva; Corredores Laterais para os laterais
À semelhança do que se já via em Belém, o movimento diagonal de um dos médios a saltar um espaço. Formação de um 3+2 entre linhas – Bruno a “10” ladeado por Doumbia e Vietto, e dois avançados mais profundos.

Notas soltas:

  • Eduardo na posição mais recuada traz qualidade na procura de ligação com os jogadores mais adiantados.
  • São muitos os jogadores do Sporting completamente fora do nível do seu potencial: – Jesé – O avançado espanhol até na corrida demonstra dificuldades aparentando uma descoordenação pouco normal! Não está no momento em condições de poder produzir que não apenas a largos espaços; Bolasie – Muito competitivo, e com isso garantiu o penalty que valeu os três pontos, mas muito ineficaz tecnicamente; Rosier e Borja sem capacidade para ir e vir durante demasiado tempo – E neste modelo é determinante que incrementem essa capacidade física para poderem ser extremos com bola e defesas sem ela!
  • O “caso” Jesé poderá ser um episódio determinante para o desenvolvimento do Sporting sob a alçada de Silas – Logo num primeiro instante dá a oportunidade ao treinador leonino de mostrar como serão diferentes as coisas de hoje em diante. E se há quem tenha personalidade para muito rapidamente trazer o grupo de volta a uma condição de união, e entendimento de que de hoje em diante, não são mais apenas um grupo de rapazes que se juntam para dar uns toques, Silas é o homem certo!


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido

“Pormenor Vietto (aqui)”
“A rota alternativa de Ataque – Carlos Vinícius (aqui)”

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*