Defender para Atacar – Alverca, o Tomba Gigantes

Porque os diferentes momentos do jogo se interligam e o jogo é dinâmico, tomar decisões para os momentos defensivos, envolvem sempre preocupações ofensivas e vice-versa.

Será sempre mais fácil tapar a baliza envolvendo mais jogadores atrás. Mas quanto mais baixo se defende, ou com quantos menos jogadores estiverem mais preparados para chegar à baliza adversária depois de se recuperar a posse, mais difícil será transformar a situação defensiva em ofensiva com possibilidades de se fazer golo.

Assim, como atacar envolverá sempre estar preparado para a perda. Afinal, em mais de 2/3 dos ataques, a perda será inevitável.

Uma das grandes vantagens do actual 4x4x2 no momento defensivo passa pela forma como muito rapidamente (sobretudo se alas forem velozes, como o são habitualmente) se consegue chegar à frente com quatro elementos no momento de transição ofensiva.

Na grande surpresa da Taça, o Alverca mostrou comportamentos de excelência nos momentos de Pressão – Roubo – Saída em ataque rápido, e foi assim causando dificuldades várias a um Sporting incapaz de criar, mas também de travar as investidas da equipa Ribatejana, sempre guiadas pelos quatro da frente – Erik, Apolinário, Andrezinho e Flávio.

Nas divisões inferiores também há organização, ideias e capacidade de adaptação estratégica. O dominador Alverca, liderado por um treinador (Vasco Matos) altamente influenciado pela sua referência Paulo Fonseca (Seu ex treinador no Desportivo das Aves), equipa que se instala consecutivamente em ataque posicional nos jogos do Campeonato de Portugal, chegou ao jogo com o Sporting tacticamente muito bem preparado para colocar dificuldades aos leões num registo diferente. Não apenas por se fechar, mas sobretudo por aproveitar os seus momentos para atacar!


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido
ACESSO A TODOS OS JOGOS DO MUNDO

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*