Organização Ofensiva da AS Roma de Paulo Fonseca – Configuração e “Truques”

Roma's head coach Paulo Fonseca calls out to his players during a Serie A soccer match between Roma and Atalanta, at Rome's Olympic stadium, in Rome, Wednesday, Sept. 25, 2019. (Ettore Ferrari/ANSA via AP) Italy Soccer Serie A

Particularidades e “truques” da Organização Ofensiva da equipa de Paulo Fonseca.

A forma como a equipa transita da Organização Defensiva para a Ofensiva, tem algumas particularidades – A estrutura passa de 4x4x2 para 3x4x3, que se aproxima de um 3x2x5 quando a bola entra no meio campo ofensivo.

A saída a três não conta com um médio que baixa, mas antes com o lateral direito que fica, enquanto o esquerdo vai embora. À direita é portanto o extremo (Kluivert) que fica a dar largura em profundidade, enquanto à esquerda surge Kolarov (Defesa Esquerdo) que vai e vem consoante o ganho ou perda da posse.

Os três da frente sempre por dentro, num triângulo com o avançado (Kalinic) mais adiantado, para servir os Avançados interiores (Zaniolo, que defende como Avançado) e Florenzi, que defende como extremo esquerdo) de frente para o jogo.


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido
ACESSO A TODOS OS JOGOS DO MUNDO

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3682 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*