Tiago Esgaio – O que é criatividade?

Associo bastante criatividade ao fazer o inesperado – para melhor do que o esperado, pois claro.

Tiago Esgaio que chegou ao Belenenses como médio centro e que já havia trazido ao Lateral Esquerdo pela sua imensa qualidade, aquando da sua passagem pelo Torreense (aqui), protagonizou um dos momentos criativos da jornada.

À elevada qualidade técnica e capacidade para tomar decisões, Esgaio somou-lhe criatividade e mostrou que mesmo numa posição pouco condizente com as suas características – É um médio que jogou em Tondela como lateral – pode continuar a mostrar ser diferente.


VIDEO COMPLETO NA PÁGINA DE PATRONOS – Por 1€ mês pode ter acesso a conteúdos exclusivos bem como a videos de todos os jogos e jogadores do mundo – Registo na nossa página de patronos (aqui)

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Não sei quantos colocariam a bola no lado direito, mas não acho isto criatividade, acho apenas que é visão de jogo aliada a uma boa percepção do espaço. Eu sei que ver pela câmara é totalmente diferente e bem mais fácil, mas ainda vocês não tinham parado a imagem já eu estava a dizer vai mete no meio, e assim foi. Aliás o espaço está lá desde que ele recupera a posse de bola. Voltei a rever o vídeo e concordo que a forma como posiciona o corpo dá a entender que irá colocar na direita e desta forma ele não permite que os defesas fechem aquele espaço.
    Criatividade para mim é a criação de algo único, não apenas encontrar o espaço, mas criá-lo.

  2. Concordaria com a análise ainda mais se tivesse percepcionado o colega a subir no lado direito, assim deixa a sensação que era a única alternativa viável… Mas não deixa de ser um lance de difícil execução e um muito bom aproveitamento do espaço e tempo.
    Já agora, obrigado Maldini por trazeres a análise destes tipo de lances aqui ao blog é muito bom olhar de maneira positiva para o futebol e não nos perdermos o que nada acrescente a esta nossa paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*