
Para cada situação há um posicionamento que aumenta as probabilidades de se ser bem sucedido.
O caminho é:
a) Perceber quantos estão atrás da linha da bola;
b) Adoptar o posicionamento em função desse número.
Uma das questões que me foi colocada durante o Workshop Online (disponível aqui) da Soccer Hub, foi como defender com três atrás da linha da bola.
Dois, três, quatro – A ideia será sempre a mesma – Retardar a saída na bola esperando a chegada do apoio dos médios, até às imediações da própria grande área – Ai: Um sai na bola (princípio defensivo da Contenção), os outros devem ficar na mesma linha (em cobertura), garantindo que a bola nunca entra por entre colegas, mas antes as únicas possibilidades para que chegue às costas de quem defende, seja a passagem por fora.
Em suma, tudo o que não fez o Sporting e Acuña no lance do segundo golo do Gil Vicente. Ora veja (o vídeo sugere o posicionamento correcto – Coberturas na mesma linha):
Por 1€ mês pode ter acesso a conteúdos exclusivos bem como a videos de todos os jogos e jogadores do mundo – Registo na nossa página de patronos (aqui)
“ODE AO TREINADOR SILENCIOSO (aqui)”
Excelente!
E aí podias juntar o GRedes, apesar do jogador Gilista ter a bola semi-descoberta, está a 35 metros da baliza, pelo que o Max, com uma leitura melhor do lance, poderia estar bem mais adiantado e feito a mancha.
Fogo.. teve muito bem com o psv, mas foi a critica que lhe fiz a ver o jogo..
Não consigo concordar totalmente com este posicionamento. É certo que poderia estar em linha com os demais e de frente/lado para o oponente e por esta via, conseguir retirar o “espaço” para a bola poder entrar, mas tambem temos de ver que o jogador do Gil está de rodeado de 4 jogadores do sporting e penso ser esta a lacuna. Mas onde acho que está o erro é na fraca abordagem (agressividade) após a desmarcação, dado que o adversario direto está 3/5 metro atras.
— Para explicar isto, refiro o golo do vietto ontem, onde o defesa do gil foi permissivo demais e “passarinho”, pois deixou vir o b.fernandes sempre à vontade, sem pressão (como se não estivesse a defende-lo), e assim conseguiu pensar o lance, onde até segundos e metros atrás, este não existia .
— Acho que este video e muitas abordagens defensivas, hoje em dia, são permissivas demais.. O jogador do gil deveria ser sido importunado (essencialmente sem falta), onde devia ter encostado o corpo para que, se não perdesse a bola, teria de a controlar melhor e este lance já na existia. Atualmente, quando em superioridade não existe “agressividade defensiva”, pois mesmo que perca o lance, existem mais defesas..
A passividade de doumbia e de Wendel qd a bola chega a lourency tb é de bradar aos céus..
Isso e a abordagem do ilori na primeira bola..
Todos maus de mais para jogarem a este nivel