Posicionamento Defensivo – Lições

Para cada situação há um posicionamento que aumenta as probabilidades de se ser bem sucedido.

O caminho é:

a) Perceber quantos estão atrás da linha da bola;

b) Adoptar o posicionamento em função desse número.

Uma das questões que me foi colocada durante o Workshop Online (disponível aqui) da Soccer Hub, foi como defender com três atrás da linha da bola.

Dois, três, quatro – A ideia será sempre a mesma – Retardar a saída na bola esperando a chegada do apoio dos médios, até às imediações da própria grande área – Ai: Um sai na bola (princípio defensivo da Contenção), os outros devem ficar na mesma linha (em cobertura), garantindo que a bola nunca entra por entre colegas, mas antes as únicas possibilidades para que chegue às costas de quem defende, seja a passagem por fora.

Em suma, tudo o que não fez o Sporting e Acuña no lance do segundo golo do Gil Vicente. Ora veja (o vídeo sugere o posicionamento correcto – Coberturas na mesma linha):


Por 1€ mês pode ter acesso a conteúdos exclusivos bem como a videos de todos os jogos e jogadores do mundo – Registo na nossa página de patronos (aqui)
“ODE AO TREINADOR SILENCIOSO (aqui)”

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

4 Comentários

  1. Excelente!
    E aí podias juntar o GRedes, apesar do jogador Gilista ter a bola semi-descoberta, está a 35 metros da baliza, pelo que o Max, com uma leitura melhor do lance, poderia estar bem mais adiantado e feito a mancha.

  2. Não consigo concordar totalmente com este posicionamento. É certo que poderia estar em linha com os demais e de frente/lado para o oponente e por esta via, conseguir retirar o “espaço” para a bola poder entrar, mas tambem temos de ver que o jogador do Gil está de rodeado de 4 jogadores do sporting e penso ser esta a lacuna. Mas onde acho que está o erro é na fraca abordagem (agressividade) após a desmarcação, dado que o adversario direto está 3/5 metro atras.
    — Para explicar isto, refiro o golo do vietto ontem, onde o defesa do gil foi permissivo demais e “passarinho”, pois deixou vir o b.fernandes sempre à vontade, sem pressão (como se não estivesse a defende-lo), e assim conseguiu pensar o lance, onde até segundos e metros atrás, este não existia .
    — Acho que este video e muitas abordagens defensivas, hoje em dia, são permissivas demais.. O jogador do gil deveria ser sido importunado (essencialmente sem falta), onde devia ter encostado o corpo para que, se não perdesse a bola, teria de a controlar melhor e este lance já na existia. Atualmente, quando em superioridade não existe “agressividade defensiva”, pois mesmo que perca o lance, existem mais defesas..

  3. A passividade de doumbia e de Wendel qd a bola chega a lourency tb é de bradar aos céus..

    Isso e a abordagem do ilori na primeira bola..

    Todos maus de mais para jogarem a este nivel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*