O regresso da Briosa de Coimbra

Herdou uma herança demasiado pesada, João Carlos Pereira. A Académica que até então somava apenas duas vitórias em dez jogos, à média de menos de um golo por jogo afundava-se perigosamente na classificação.

O treinador que aqui trouxemos no defeso passado numa série de conversas interessantíssimas, somou seis pontos de forma muito rápida com sete golos em apenas três jogos – Quase tantos quanto os golos marcados e os pontos somados na dezena de jogos realizada então, e afastou no imediato o risco de descida do histórico clube de Coimbra.

O tempo para quem tem de mudar tudo para ir à procura dos resultados parece sempre ser curto, mas em Coimbra já se notam algumas diferenças relativamente ao passado recente, num modelo que procura em primeira instância resgatar o perigoso lugar que a Académica ocupava na classificação.

Organização Ofensiva – Interiores ao redor do Avançado Centro – Parte agora de um 4x3x3

Não defraudando a história de tão nobre clube, João Carlos Pereira vai introduzindo novos posicionamentos e conceitos que visam a competência em todos os momentos do jogo, num modelo equilibrado.

A troca do sistema e consequentes dinâmicas trouxe uma Académica mais equilibrada defensiva e ofensivamente – Hoje prepara-se para ser uma equipa competente, preparada para os diferentes tipos de jogo que a oposição lhe proporcionará.

Organização Defensiva com linha média a 5, mas que deixa o extremo do lado oposto mais alto para aproveitar Transição Ofensiva – Momentos que se ligam

A importância de um bom trabalho nos momentos em que mais golos sucedem, como catalizador de vitórias. Transição Ofensiva e Defensiva da nova Académica:

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3735 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*