Eficiência – De Diogo Leite a Nakajima

Podemos definir como Eficiência o cumprir o propósito utilizando menos tempo / gastando menos energia.

No jogo, ser eficiente pode surgir tansvestido de diferentes formas, porque a oposição joga e condiciona boas decisões. Quando não o faz, o caminho mais rápido é rectílineo, furando por entre elementos da estrutura adversária, até encontrar o último espaço antes da finalização – Nas costas da defesa. Não sem antes se ter chegado às costas dos médios.

Procurar o melhor caminho exige também eficiência no gesto técnico. O passe de Diogo Leite leva a tensão perfeita para romper a linha média do Santa Clara, mas impressionante de tão eficiente e eficaz é a recepção de Nakajima – A um tempo está de frente para o jogo, e o segundo tempo já é um toque de progressão.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3757 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*