Curtas – Mais Porto no Bonfim

Num jogo que se previa difícil para a equipa do Porto, a visita ao Bonfim mostrou-se complicada até ao golo desbloqueador de Corona.

Sérgio Conceição apostou numa dupla de ataque nova e com isso trouxe Corona para zonas de criação e finalização, com Luiz Dias posicionando em espaços centrais de apoio aos avançados. O Mexicano acabaria mesmo por fazer o primeiro golo da partida, numa excelente finalização após mais uma bola parada ofensiva. O FC Porto na sua construção baixou Uribe para o meio dos centrais para construir a 3, e projectou os seus laterais – Manafá na direita, e Alex Telles no Corredor Esquerdo, quais extremos no processo ofensiva. O Vitória optou por condicionar a construção azul num bloco médio baixo, o que permitiu relativo conforto ao Porto para chegar a zonas de finalização com frequência. A projecção dos laterais praticamente nunca foi acompanhada pelos jogadores sadinos, e com isso foram criadas diversas situações de vantagem numérica nos corredores laterais por parte dos dragões.

A segunda parte abriu bem cedo com o golo de Soares, condenando o marcador. Depois disso um destaque importante para as entradas de Baró, e Vítor Ferreira dois jovens jogadores, que possuem um enorme potencial para crescer num futuro próximo. Dois jogadores que mudam o cariz de uma partida pela forma como trazem pausa, acerto na recepção e como colocam intensidade no jogo, sobretudo pela forma como fazem a bola andar mais ou menos rápido, encontrando colegas de forma sistemática para darem continuidade ao jogo e fazer chegar o colectivo a situações privilegiadas para ter sucesso – Isto é – Enquadrada (de frente para a baliza sadina) no último terço.

Destaques para Luiz Diaz e Corona, dois jogadores que trouxeram desequilíbrio, critério ao jogo ofensivo portista, e ainda uma capacidade enorme nas transições defensivas, nunca ignorando a forma como fecharam espaços aquando em organização defensiva. Nota ainda para Soares que, para além da finalização, continua com uma disponibilidade enorme para todos os momentos do jogo, desde receber para ligar, como quando tem que fechar espaços em momento defensivo que nem são seus…

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*