Desafia o Perito

No seguimento da anunciada parceria do Lateral Esquerdo com o Moosh.pt, avançamos com as escolhas da nossa equipa e respectiva justificação.

Real Sociedad vs Valladolid 1

A equipa de Imanol Alguacil é uma das mais excitantes da Liga Espanhola. O seu 4x2x3x1 resgata a apaixonante função de número 10, tão bem executada por Odengaard, e está bem assente numa juventude plena de talento e ambição. Oyarzabal e Isak na frente, com Merino nas costas do prodígio norueguês (Odengard), dão o toque de classe a um jogo moderno – na busca do caminho central e apoiado, rápido e inteligente.

Habituado a assumir os jogos em posse, contrastando com os hábitos do 4x4x2 do Valladolid que para além de não conseguir resguardar-se em posse, ainda abre espaços entre as suas linhas, a Sociedad não deverá perder a oportunidade de continuar a vencer e a convencer.

Dortmund vs Freiburg 1

O 4x4x2 do Freiburg não tem apenas permitido uma época muito tranquila em termos de pontuação, mas também deixa a marca de um futebol dominante e extremamente bem organizado nos diferentes momentos do jogo.

Porém, visitar Dortmund no presente é uma tarefa de enorme arduidade. O 3x4x3 da equipa da casa é de difícil encaixe logo na construção adversária – Onde Piszczek, Hummels e Zagadou dão qualidade a ligar o jogo com a segunda linha – Witsel, Guerreiro, Emre e Hakimi, enquanto os terríveis Sancho, Torgan Hazard e Haland esperam em espaços mais adiantados para acelerar o jogo.

A equipa de Lucien Favre é na actualidade uma das mais interessantes de toda a Europa, e a perseguição ao Bayern deverá continuar.

Tottenham vs Wolves X

Confronto entre os dois treinadores portugueses da Premier League. José Mourinho teve um início prometedor,  revertendo de forma muito rápida a má classificação e os maus resultados do Tottenham, mas nos tempos mais recentes a equipa londrina deixou de produzir o suficiente para poder ser considerada uma forte ameaça ao lugares cimeiros.

A ausência de Kane e Son abalaram fortemente a dinâmica coletiva que estava a ser construída com base na profundidade que ambos conferem ao grupo, sendo elementos preponderantes não apenas nos momentos de Transição, mas também em Organização. 

Do outro lado o Wolves de Nuno volta a ser uma das grandes revelações da temporada. Organizado com três centrais, e numa linha recuada a cinco em Organização Defensiva, é uma equipa muito trabalhada para ser forte sem bola, e acelerar investindo fortemente ofensivamente nos momentos seguintes à sua recuperação, onde Rúben Neves serve a preceito Raul e Diogo Jota, jogadores que voltam a fazer uma grande Premier League.

Apesar do favoritismo teórico do Tottenham, a matriz da partida faz prever uma possível surpresa pelas características de ambas as equipas.

Real Madrid vs Barcelona X

O Real de Zidane perdeu recentemente a liderança, enquanto que o Barcelona, agora de Quique Setien se vai moldando paulatinamente ao jogo de posse que o seu treinador preconiza.

O nunca descurado factor casa assumirá papel importante na toada e decisão do jogo, mas não mais importante que os desequilíbrios que Messi poderá trazer para jogo.

O 4xx4x2 em Organização Defensiva do Real oferece espaços quando há a obrigatoriedade de correr atrás do prejuízo como será o caso, enquanto do lado oposto ainda é um Barcelona que não aproveita a imensa qualidade individual ao seu dispor – Arthur, Griezmann, De Jong podem trazer mais para o jogar dos “culés”.

A certeza de um jogo que encontrará a velocidade das saídas do Real e a pausa que Setien quer no seu jogo ofensivo. Onde dum lado estará o Santiago Bernabéu e do outro Leo Messi, como forma de equivaler as forças no grande clássico de Espanha.

Juventus vs Inter X

Depois de largos anos de monotonia, o Scudetto volta a ser de vencedor incerto, e a recepção da Juventus ao Inter pode determinar o futuro campeão de Itália, embora também a Lazio esteja no encalço da liderança da “Vechia Signora”.

A equipa de Turim tem sentido imensa dificuldade para ser uma equipa ligada ofensivamente sob o comando de Maurizio Sarri. A presente “obra” é porventura, a mais incompleta de todas as que o treinador “criou” no passado recente, isto quando individualmente herdou uma verdadeira parada de estrelas que exigiria bastante mais.

Do outro lado, sucede o oposto. O Inter de Milão que também é composto por jogadores de inegável qualidade – Lukaku e Alexis Sanchez são os nomes mais sonantes, mas é Brozovic e Lautaro quem tanta vez oferta o toque “especial” a uma equipa que vale precisamente por ser uma equipa.

Como é apanágio das equipas de Antonio Conte, o Inter é uma equipa extremamente competente em todos os momentos do jogo. Rigor máximo e um sistema com três centrais que surpreende principalmente pela saída para o ataque, são dois traços de um Inter que se aproxima na presente temporada de performances  passadas. Por isso, poderá surpreender e sair viva do Allianz Stadium.

Sevilha vs Osasuna 1

A luta pela presença na próxima edição da Liga dos Campeões encontrará novo desafio importante para a equipa de Lopetegui depois da ultrapassagem ao Getafe na jornada deste fim de semana.

A equipa da Andaluzia reuniu um conjunto de jogadores de grande nível e é hoje capaz de provocar desequilíbrios sistemáticos em ambos os momentos ofensivos do jogo. Ocampos, Suso e Franco Vazquez são criadores de referência e dão vida ao Sevilha na forma como alimentam as zonas de finalização com criatividade, boa tomada de decisão e repentino individual.

Do outro lado e passando por um momento bem mais complicado, o Osasuna chegará ao campo do Sevilha resguardado no seu 5x3x2 em Organização Defensiva, que permitirá discutir o resultado, mas muito possivelmente sem argumentos individuais para parar a mais valia da equipa de Lopetegui

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*