Desafia o Perito

Para esta semana a equipa do Lateral Esquerdo escolheu dez interessantes jogos para o desafio da Moosh.pt. Atreves-te a jogar? ENTRAR AQUI.

Esta é a lista escolhida:

BURNLEY VS TOTTENHAM

Separados na tabela por apenas dois pontos, e bastante próximos de um lugar que garanta a presença na Champions League da próxima temporada, o confronto entre o Burnley e o Tottenham tem não apenas a particularidade da proximidade na classificação, mas o detalhe de obrigar José Mourinho a preparar um plano de jogo que contemple maior pormenor no seu ataque posicional. O Burnley é hoje uma equipa com uma identidade defensiva muito acentuada, que procura antes de mais fechar os espaços nas imediações da sua grande área, e só posteriormente se preocupa em como atacar. 

Sem Son e Harry Kane, o Tottenham tem passado por dificuldades para criar de forma sistemática, e a visita ao Burnley é trará também um jogo com uma matriz táctica com novos desafios para Mourinho.

ATLETICO VS SEVILHA

Pela primeira vez em algumas temporadas, a equipa de Simeone vê-se ultrapassada pelo seu adversário já no mês de Março. São apenas dois pontos que separam as equipas, mas ainda mais importante é garantir pontos que aproximem as equipas da Liga dos Campeões de 2020/2021.

Da necessidade de trepar na classificação, até à proximidade do desafio em Liverpool, o fim de semana traz um jogo de abordagem complicada para Simeone. 

De um lado a furia e organização defensiva do Atletico, do outro a posse de Lopetegui, em busca da melhor classificação dos andaluzes nas últimas temporadas.

Autêntico confronto e choque de estilos, num jogo em que ter bola como o faz habitualmente não garantirá nada ao Sevilha, porque o próprio Atletico se prepara para usar a posse adversária para ter o jogo que mais o beneficia – Procurar as saídas rápidas em Contra Ataque.

ATALANTA VS LAZIO

Jogo apaixonante na Série A. A aterradora Atalanta que soma setenta golos em apenas vinte e cinco jogos contra o actual líder e detentor do melhor futebol – Qualitativamente do ponto de vista colectivo, de Itália.

Duas equipas com o mesmo ponto de partida para o jogo ofensivo – A presença de três defesas centrais, que são os primeiros avançados da equipa pela forma como não se coíbem de progredir em posse para ligar o jogo ofensivo, e que se fecham com uma última linha a cinco.

Um choque não apenas de futebol ofensivo e vistoso mas até de ideias. Das marcações agressivas e individuais da Atalanta, à zona da Lazio. O jogo que irá opor Ilicic a Luis Alberto, dois dos jogadores mais subvalorizados do continente Europeu. Autênticos criadores de sonho.

MAN UTD VS MAN CITY

Derby de Manchester por si só justifica toda a atracção.

O United que se reorganiza com Bruno Fernandes em grande destaque – Adaptação rápida a chegar em forma de golos e assistências, num ataque que lhe guardou o espaço de grande criador nas costas de dois avançados, contra a equipa de Pep Guardiola que por mais que tenha a liga praticamente perdida e concentre energias na Liga dos Campeões, não perde a sua identidade dominadora e controladora dos jogos. 

Um confronto não apenas de rivais, mas também de estilos. A pausa e o virtuosismo do City, contra um United mais preocupado com um jogo rápido e vertical.

Se de um lado pouco importará o resultado, para lá do orgulho, do outro, a equipa de Solskjaer tem de somar pontos para se manter ligada na luta pela presença na Liga dos Campeões.

BETIS VS REAL MADRID

O Real recuperou a liderança da La Liga na entrada para o último terço da época, e logo na primeira jornada após o triunfo no grande clássico do futebol espanhol, desloca-se ao campo do sempre perigoso Real Betis. 

A equipa da Andaluzia não tem vindo a realizar uma boa temporada, contudo, a presença de Fékir, Guardado, Sergio Canales e até a possível utilização de William Carvalho tornam o Bétis um conjunto capaz de tirar bola ao Real e com isso explorar as dificuldades no posicionamento colectivo defensivo da equipa de Zidane.

A confiança e o talento individual da equipa da capital não encontrará facilidades num primeiro grande teste à liderança madrilena.

FC PORTO VS RIO AVE

Primeiro teste à liderança do FC Porto e perante um adversário de extrema organização.

Um jogo prometedor do ponto de vista táctico mas também emocional. Pela primeira vez a equipa de Sérgio Conceição procura guardar o que tanto trabalho deu a conquistar, e para isso enfrenta um jogo que embora na fortaleza do Dragão encerra perigos vários.

Um choque de 4x4x2, com agressividade e capacidade extrema no duelo e virtuosismo dos elementos das alas por parte do FC Porto, contra o 4x4x2 de um Rio Ave, capaz de encurtar ao máximo o espaço defensivo, dificultar entradas adversárias em zona de criação e ainda explorar o contra ataque com os movimentos do sempre perigoso Taremi.

INTER VS SASSUOLO

O Inter de Antonio Conte chega à recepção ao Sassuolo, mais perto do que nos últimos anos de intenso domínio da “Velha Senhora” de se chegar à frente na Série A.

O regresso do sistema de três centrais encontra o seu epicentro na Bela Itália, e o Inter extremamente reforçado na Premier League (Moses, Lukaku, Eriksen e Alexis Sanchez) é hoje uma equipa de forte identidade à semelhança daquilo que são sempre as equipas de Conte.

Muita padronização, muita jogada “ensaiada” e determinação rigorosa de comportamentos em todos os momentos do jogo como forma de facilitar decisões e posicionamentos. Do outro lado o Sassuolo onde o velho conhecido Djuricic surge como um número dez com a obrigação de pegar na batuta e liderar e definir os contra ataques de um previsível bastante fechado Sassulo em San Ciro.

GLADBACH VS DORMTUND

Duelo de Borussias, e com equilíbrio maior do que nunca na classificação. A temporada do Gladbach de Marco Rose tem sido verdadeiramente surpreendente, e embora não seja uma formação dotada de excepcional talento individual, faz da sua organização colectiva e preparação estratégica para cada partida uma força muito grande e que tem sido capaz de manter regularidade, caminhando fortemente em direcção a uma presença na Liga dos Campeões da temporada vindoura.

Do outro lado o apaixonante Dortmund de Lucien Favre. O Dortmund tem apenas dois pontos a mais que o seu rival, mesmo tendo um jogo a mais realizado, mas é na actualidade uma das equipas mais prometedoras do futebol Europeu. Mais uma formação grande da Europa a jogar com três defesas centrais com grande qualidade ofensiva – Hummels, Zagadou e Piszczek, e com laterais de grande preponderância com bola – A criatividade de Guerreiro e a velocidade de Hakimi. Em Organização com Witsel e Emre Can a pensar o jogo, ou em Transição Ofensiva com a chegada veloz de Sancho e Hazard, o espetáculo está sempre garantido.

PAÇOS VS VITÓRIA DE GUIMARÃES

Na Liga NOS, a recepção do Paços ao Vitória de Guimarães traz um confronto entre estilos antagónicos. De um lado o calculismo de Pepa, do outro o protagonismo ofensivo de Ivo Vieira.

O Paços vai caminhando paulatinamente para a fuga à desproporção e na recepção ao Vitória qualquer resultado que não a derrota importará. Numa equipa liderada por um treinador altamente competente em tudo o que envolve organização defensiva, tal é um factor impossível de evidenciar.

Jogo potencialmente interessante por promover precisamente esse choque, contra um Vitória que Ivo pretende capaz de assumir o jogo em posse. Um jogo criativo de invasão à estrutura adversária, furando linhas utilizando recursos técnicos.

Uma equipa que fecha o espaço com qualidade, contra outra que o sabe abrir e libertar o talento individual – De Edwards, sobretudo, num jogo que mais do que qualitativamente elevado, promete enorme indicie de competitividade.

ROMA VS SAMPDORIA 

Desafio importante para a equipa de Paulo Fonseca. Com a rival da cidade na liderança e a grande e inesperada temporada da Atalanta, a Roma luta pelo acesso à Liga dos Campeões, e na recepção à Sampdoria, a terceira equipa mais concretizadora da Série A enfrenta um desafio que poderá se complicar bem mais por factores mentais do que qualidade futebolistica.

A Sampdoria afunda-se perigosamente na classificação e deverá surgir na capital com uma postura agressiva e bastante defensiva com o intuito de fechar as rotas ofensivas de uma equipa que à semelhança de todas as anteriores de Paulo Fonseca, sabe e gosta de ter bola e dominar o jogo.

A forma paciente e criativa como a AS Roma terá de encontrar forma para desbloquear um jogo que se prevê de domínio elevado torna o confronto um jogo a seguir.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*