Desafie o Perito

Para esta semana a equipa do Lateral Esquerdo escolheu mais um lote de jogos interessantes para o desafio da Moosh.pt. Atreves-te a jogar? ENTRAR AQUI.

Esta é a lista escolhida:

DORTMUND X SCHALKE

Confronto entre dois sistemas parecidos, mas que vivem fases totalmente distintas na Bundesliga. O Schalke vem de sete jogos consecutivos sem vencer e com isso perdeu o comboio da frente. O percurso quase contrário faz o Dortmund. Depois da derrota em Leverkusen cinco triunfos consecutivos, e em jogos de dificuldade elevada, como o da passada jornada onde resgatou a vice-liderança na casa do Gladbach.

O sistema com três centrais e organização defensiva a 5 tem crescido um pouco por toda a Europa, e na Bundesliga vão-se defrontar duas equipas que partem de um 3x4x3 no momento ofensivo, guardando os extremos pelo corredor central e oferecendo os corredores laterais aos alas que vão e voltam dependendo da posse.

A atratividade do jogo não se resume, portanto, há capacidade muito germânica de errar pouco tecnicamente e identificar como ninguém os ritmos ideias de cada lance, mas muito ao confronto tático entre sistemas que guardam igualdade numérica em cada sector do campo.

LEIPZIG X FREIBURG

O Freiburg de Christian Streich é uma das sensações da Bundelisga. Não apenas porque os resultados o colocam na parte de cima da tabela com aspirações legítimas a um lugar Europeu, mas porque o futebol apresentado tem uma dinâmica colectiva muito apreciável. Sem grandes individualidades, sofreu nos jogos passados perante opositores de nível individual bem superior, como o Dortmund mas a sua estrutura táctica que parte de um 3x4x3 forçará o Leipzig de Nagelsman a necessárias adaptações que tornarão o confronto bem apetecível.

A equipa do “Baby Mourinho” chegará ao confronto na Bundesliga depois da eliminatória com o Tottenham – Recorde-se que entre jogos pós Champions, cedeu quatro preciosos pontos que foram suficientes para o Bayern escapar na classificação, e também pela possível rotação ou fadiga de uma equipa que atingiu na presente época um nível tremendo, o duelo se torna interessante.

A integração progressiva de Dani Olmo, as saídas de Upamecano e o momento do avançado Patrick Schick tornam o Leipzig uma equipa a seguir no contexto Europeu.

WATFORD X LEICESTER

Um Watford que luta com todas as suas armas para permanecer na Premier League receberá o Leicester, em posição de Liga dos Campeões – actual terceiro classificado – mas que tem desbaratado a enorme vantagem que conseguiu na primeira parte da temporada.

A equipa de Nigel Pearson chega moralizada pelo último resultado caseiro – Vitória sobre o Liverpool por 3 a 0, que impediu a equipa de Klopp de se tornar campeã invicta – e partirá para o jogo com uma Organização Defensiva cerrada, fechados num 4x4x1x1, esperando os momentos em que haverá espaço para Ismaila Sarr acelerar pelo corredor direito.

Do outro lado o Leicester, que ofereceu 10 pontos nas mais recentes jornadas, mas que continua com Brendan Rodgers a potenciar uma ideia de jogo apoiado e controlado, que encontra em James Maddison e em Jamie Vardy dois executantes fabulosos – Um cria, o outro finaliza, enquanto na ala direita o “nosso” Ricardo acelera o jogo em condução.

Confronto de estilos entre equipas emocionalmente à procura de melhores momentos.

TOTTENHAM X UNITED

A chegada de Bruno Fernandes revolucionou o United que não mais perdeu – De lá para cá, dois triunfos sobre o City, por exemplo. Agora em 3x4x3, com os três da frente organizados com Bruno nas costas de dois velocistas – Martial e Daniel James, e um meio campo com Fred e Matic a nível elevado com e sem bola, enquanto Luke Shaw se tornou um lateral / central mais posicional. 

A equipa de Mourinho precisa obrigatoriamente de vencer para continuar a perseguir os lugares de Champions, contudo as ausências de Harry Kane e Son retiraram poder de criação e finalização a uma equipa que depois de crescer muito numa fase inicial e tanto prometer, voltou a sucumbir na qualidade do jogo apresentado.

Um jogo de elevado pendor estratégico, de grande importância para as contas de ambos os clubes, e um autêntico choque entre Mourinho e a sua ex equipa. 

Emotividade, plano táctico e importância para o projecto de cada um dos clubes, tornam o confronto um dos mais apetecíveis de todo o fim de semana futebolistico.

BILBAO X ATLETICO MADRID

A tradição “caseira” do Bilbao vem de longe, e na presente temporada mantem-se intacta, embora não invencível no seu reduto. Mas, ai ultrapassou o Barcelona na Taça do Rei.

O 4x2x3x1 de Garitano defrontará o rígido 4x4x2 de Simeone, com a necessidade de vencer para chegar aos lugares Europeus.

O Bilbao trocou a fúria pela inteligência que faz sobressair a velocidade de Inaki Williams, e capacidade para dar sentido ao jogo ofensivo de Inigo Martinez, um central diferenciado.

Do outro lado o Atletico que não apenas vive a sua pior temporada nas competições caseiras como chega ao confronto depois do jogo da sua época, em Anfield Road.

A Organização Defensiva dos comandados de Simeone não deverá alterar nem posicionamentos, nem rigor para os cumprir, mas ofensivamente e exceptuando momentos de saída rápida onde João Felix e Moratta aceleram com espaço e definem, o Atletico não tem sido capaz de produzir em nível suficiente. 

Bilbao assistirá não apenas a um choque de estilos, mas também a um confronto entre duas equipas que precisam do resultado para não perder objectivos – Chegar à Europa / Chegar à Champions

VITÓRIA SC X SPORTING CP

Jogo de grande atratividade na Liga NOS. O Sporting, agora de Rúben Amorim, que só sabe vencer, desloca-se ao berço da nação onde um Vitória de bom futebol sob o comando de Ivo Vieira promete não colocar facilidades.

O 5x2x3 leonino não permite apenas trazer constrangimentos para a oposição no início do seu processo ofensivo, mas também garante melhoria da segurança da última linha, que com mais um elemento, pode ver um dos seus jogadores sair na bola sem que sofra possíveis dificuldades para controlar a largura.

O posicionamento de Vietto e Plata sob as alas leoninas, preparados para disparar em contra ataque obrigarão o Vitória a um equilibro no momento da posse sob pena de na perda ver os leões acelerarem.

As saídas apoiadas da equipa de Ivo, que utilizam o critério de Pepê na construção, enquanto Lucas Evangelista e Marcus Edwards esperam em zonas de criação para partir para cima da linha a cinco do Sporting fazem prever um jogo de enorme cariz ofensivo,  de um lado e do outro.

Não é apenas um confronto entre duas das melhores equipas nacionais, mas também um teste importante às novas ideias do Sporting, e à consolidação de um processo que apaixona mas não tem vencido sempre, de Ivo Vieira.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*