Lições de um jogo e de um treinador Moderno

Numa entrevista à Sportv, o professor Jesualdo Ferreira voltou a dar mais algumas lições sobre o jogo. Impressionante a lucidez e o conhecimento que transporta para quem o quiser acompanhar.

Eis algumas rápidas que importa entender:

Só joga quem tem a bola e para ter a bola tem de correr atrás dela e tem de encontrar forma de a recuperar

Você partia aquilo ao meio, vocês só atacam e vocês só defendem, mas ninguém quer defender, mesmo o perna de pau só quer atacar, mas para ter a bola, você tem de a ganhar. Numa equipa…em que uns trabalham para defender e outros trabalham para atacar, você não tem uma equipa.

Então, mentalizar que todos têm de defender, independentemente de terem jeito ou não, independentemente de terem características ou não… Então vou ter dois defesas que não sabem jogar? Não! Só você começa a construir cá atrás, vai construir com quem? Com os avançados? Vão baixar para poder construir? não vão… então tem de criar nos jogadores esse hábito e essa qualidade técnica para começar a construir atrás

Ouça, eu faço uma pergunta… ganha títulos e jogos com bons ou maus jogadores? Então, você tem capacidade para conseguir ir buscar os melhores onze a quem não tem de dar informação nem adaptar nada… para eles poderem jogar. Qual é a equipa que consegue isso? Ninguém… então qual é a função do treinador? ENSINAR.

Quanto tem da intuição do jogador e da orientação do treinador?

Tem das duas… dificilmente tem um bom jogador se não tiver essa qualidade. É capaz mais rapidamente de influenciar um jogador com essas qualidades do que se ele não as tiver… vai ajudar a construir um grande talento se o dirigir bem…

Entrevista pode ser vista na íntegra AQUI.

Conteúdos exclusivos na página de Patronos (aqui)

Por um valor simbólico (a partir de 1 Euro / mês) não só tem acesso a novos conteúdos, como dá uma preciosa ajuda ao projecto a pagar os softwares de análise. Muito obrigado!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*