Camavinga, Upamecano, Pogba e… Kylien Mbappé num projecto REAL

Estará em marcha uma revolução em Madrid com o intuito de renovar qualitativamente o plantel “blanco” mas também rejuvenecer.

Com a aproximação do fim de ciclo de uma série de jogadores que tornaram o Real Madrid o melhor clube da década – Quatro vezes Campeão da Europa e do Mundo – é hora de procurar mais qualidade no exterior. E de França, actual campeã do mundo poderão chegar uma série de jogadores que voltem a elevar o nível da equipa da capital espanhola.

O muito jovem canhoto actua como médio centro no 4x4x2 do Rennes, mas é tido em Madrid como o possível sucessor de Casemiro. A passada larga e a agressividade e competência nos duelos permitem a Camavinga ser uma opção de largo futuro na posição, mas o médio francês tem argumentos para ocupar espaços mais adiantados. É também muito forte em progressão com bola e na técnica de passe que encontra colegas, mas que também leva tensão para permitir que estes explorem opções ofensivas eliminando linhas.

O central francês do Leipzig é um prodígio no que concerne às capacidades condicionais. Muito veloz e forte fisicamente vence todos os duelos e impressiona como domina todos os espaços defensivos – Seja à frente da linha, ou atrás, quando tem de baixar e recuperar metros em profundidade.

Não menos importante para poder atingir o nível Madrid, são as qualidades que denota para iniciar o processo ofensivo – Condução segura, drible que explora desequilíbrio adversário e procura do passe que rasgue as linhas oponentes. Com vinte e um anos tem uma década para dominar o futebol Europeu.

Pogba, um dos melhores jogadores do último Mundial dispensa apresentações. O seu rendimento é sempre uma incógnita porque mentalmente nem sempre parece disponível para colocar o “nós” à frente do “eu”. Quando está bem e disponível, é um dos melhores médios do futebol mundial. Entre a capacidade de roubar a bola e ganhar duelos, e a qualidade a carregar o jogo para o ataque, mostra argumentos importantíssimos para ter impacto numa equipa que mais do que monopolizar o jogo com bola, pretenda também explorar com maior efectividade os momentos de Transição. Com Camavigna terá condições para formar um meio campo intransponível defensivamente e que alimenta de forma rápida as saídas para o contra ataque. Embora seja obrigatório reunir também quem possa trazer um toque de um jogo mais diferenciado / Criativo e capaz em espaços curtos.

Os traços de Pogba encaixam na perfeição no que tem sido o Real Madrid ao longo dos anos – Curiosamente, a excepção foi quando Zidane juntou Isco, Modric, Kroos e Benzema, a Ronaldo.

Mbappé o provavelmente o melhor jovem jogador a aparecer pós Ronaldo – Messi. O impacto tremendo que tem tido nas últimas épocas quase faz esquecer que tem apenas vinte e um anos.

Potência física bem traduzida na capacidade de aceleração e velocidade de passada, que é muito bem complementada com a forma como define tecnicamente os lances. É um absurdo a facilidade com que encontra o caminho da baliza adversária.

Com Pogba formou a dupla que levou a França ao título mundial. Mbappé tem um nível absurdo na forma como explora as saídas para contra ataque, e provavelmente apenas Messi o supera em eficiência e eficácia quando há espaço para definir.

O perfil de reforços que procura o Real de Zidane permite também imaginar o caminho táctico que a equipa “blanca” procurará seguir no futuro. Ao contrário do jogo de posse, monopolização da bola e criatividade do rival Barcelona, o Real Madrid prepara-se para construir uma equipa de grande imponência física, com enorme competência para explorar os momentos seguintes à recuperação da posse.

Zidane vai à procura de velocidade e verticalidade. De uma equipa que chegue num instante à baliza adversária, composta por jogadores capazes de comer metros e vencer duelos a grande velocidade.

Mais do que o que terá feito na última década onde reuniu um sem número de jogadores que se sentem confortáveis em ataque posicional (Kroos – Modric – Isco) vai o Real de novo à procura de uma equipa vertiginosa. Mas, com imensa qualidade e capacidade para definir.

Conteúdos exclusivos na página de Patronos (aqui)

Por um valor simbólico (a partir de 1 Euro / mês) não só tem acesso a novos conteúdos, como dá uma preciosa ajuda ao projecto a pagar os softwares de análise. Muito obrigado!

1 Comentário

  1. Uma equipa espanhola só com dois espanhóis no 11 é o resto tudo French speaker??

    Nunca deu bom resultado (holandeses no barça)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*