Valorizar para potenciar – o exemplo dos sub 23 do Estoril

É justo assinalar a importância da Liga Revelação para clubes de menor expressão no futebol português. Em apenas duas épocas, são vários os jogadores que transitaram desta competição para a primeira liga, segunda liga e até para o estrangeiro. A verdade é para os clubes que não têm equipa B, o escalão de sub23 torna-se no patamar ideal para a evolução e crescimento dos seus atletas, antes de chegarem às respectivas equipas principais.

Acreditamos que este deve ser considerado um espaço de crescimento ótimo para os jogadores, não só pelo contexto competitivo, mas também pela oportunidade de ser implementado um modelo de trabalho e uma ideia de jogo muito mais assente na evolução e no crescimento dos jogadores.

Assim, trazemos o exemplo do Estoril Praia sub23 que depois do sucesso na época de estreia, onde transitaram jogadores à equipa principal, conseguindo também transferências de jogadores por valores assinaláveis, voltam a repetir uma excelente prestação na presente época.

Comandados por Vasco Botelho da Costa desde Janeiro, os sub23 do Estoril Praia apresentam uma ideia de jogo ofensiva e versátil que em tudo valoriza o jogo e o jogador. A constante procura pela iniciativa do jogo e a valorização da posse surgem como maior princípio, numa equipa que tenta ligar todo o seu jogo e criar vantagens numéricas e espaciais para acelerar. A construção curta e apoiada, onde é possível identificar vários posicionamentos e dinâmicas, e o número de jogadores entre linhas (2 à largura e 3/4 por dentro) fazem com que seja uma equipa com bastante facilidade em chegar a zonas de criação. Aí o envolvimento de vários jogadores e os constantes movimentos quer na profundidade como em apoio, possibilitam um forte jogo interior e exterior, com bastantes soluções para chegar a zonas de cruzamento e/ou finalização.

Conteúdos exclusivos na página de Patronos (aqui)

Por um valor simbólico (a partir de 1 Euro / mês) não só tem acesso a novos conteúdos, como dá uma preciosa ajuda ao projecto a pagar os softwares de análise. Muito obrigado!

1 Trackback / Pingback

  1. A equipa sub 23 do Estoril – A verdadeira revelação da Liga – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*