Marca Fácil – Académica de João Carlos Pereira

quando jogamos, jogamos todos… quando temos a bola tentamos criar linhas de passe e ocupar os espaços preferenciais para fazer a bola progredir, umas vezes com mais paciência, naturalmente na construção mais pacientes, mas depois de superarmos a pressão do adversário aceleramos o jogo, é uma das coisas que nos caracteriza…

João Carlos Pereira

“Joga bem, marca fácil” é uma expressão / marca criada pelo treinador Fernando Valente, actualmente na equipa secundária do Shakhtar Donetsk.

A ideia é simples. Maior eficácia terás quanto mais simples for a finalização. Para isso, há que emergir o processo colectivo até ao ponto em que possibilite tais condições.

Ligar o jogo com passes “simples” e “fáceis” (rasteiros e curtos são mais facilmente domináveis para quem recebe) – Simples e fácil entre aspas, porque já Cruyff afirmava “Jogar simples é o mais difícil” – permitirá chegar ao último terço com portador da bola em melhores condições, e ai chegado, não atirar à sorte, mas procurar facilitar o lance por forma a tornar simples a finalização. E portanto, mais passível de ser bem sucedida.

A Académica arrancou a temporada em falso – À décima jornada apenas tinha duas vitórias, marcava menos de um golo por jogo e sobretudo estava em risco de despromoção (dois pontos acima da Linha de Água) – mas pós chegada de João Carlos Pereira tudo mudou na equipa de Coimbra.

O treinador português que teve a felicidade de poder conviver de perto com a Escola Espanhola na sua passagem pelo Qatar e que já confessou a influência do pensamento de Xavi, revolucionou o jogo e os resultados da mui nobre Académica de Coimbra

Temos uma grande variabilidade de jogo, tanto conseguimos construir por dentro para chegar fora e chegar à baliza, como circulamos em destintos eixos – para trás para ir para a frente; frente – frente – trás – frente com profundidade… isto permite-nos ter melhor ocupação dos espaços… o objectivo não é começar construir num corredor para acabar o jogo nesse corredor… o nosso critério assenta numa construção paciente e criteriosa

João Carlos Pereira

Mas, o que é marcar fácil? Eis a marca do treinador que vocês elegeram como o melhor na Segunda Liga na presente temporada:

Conteúdos exclusivos na página de Patronos (aqui)
Por um valor simbólico (a partir de 1 Euro / mês) não só tem acesso a novos conteúdos, como dá uma preciosa ajuda ao projecto a pagar os softwares de análise. Muito obrigado!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*