Posição ou Função? – Marcelo Gallardo mostra sua visão

O tão falado futebol moderno, está em grande evolução. Hoje predomina a discussão sobre posição x função. Mas qual a diferença entre elas?

A posição é cada espaço que o jogador deve ocupar durante o jogo, está ligada ao sistema tático usado. Já a função, é um complemento da posição, está muito mais relacionada as ideias de jogo do treinador, são as ações que o jogador deve exercer dentro de campo, com ou sem a bola.

Então não tem mais sentido chamar um treinador de defensivo / retranqueiro por escalar três trincos ou centrais, muito menos acreditar que a equipa será muito ofensiva com vários atacantes. As funções dos jogadores, hoje em dia, determinam a postura da equipa em campo. O que o atleta faz é fundamental e se sobrepõe ao que ele é de origem, se central, meio-campista ou atacante.

Então o quê devemos levar em conta no futebol, função ou posição?

No livro Guardiola Confidencial de Perarnau (2015), Pep Guardiola explica o que pensa em relação aos sistemas táticos: “São apenas números de telefone, não importam, não têm relevância. Gosto de homens que sabem jogar e ocupar o meio de campo”. Além disso, um de seus mentores Juanma Lillo disse: “Os jogadores não ficam nessas posições nem no pontapé inicial”.

É necessário que o atleta entenda o jogo e o que se passa em campo. Ter a bola no pé não é o suficiente para definir a partida, é preciso, ter movimentação para a recomposição e transição. Tudo isto de forma coletiva e em movimentos sincronizados à base de muito treino e estudo. Outro ponto muito importante que os jogadores devem ter bem presente é a versatilidade – podem e devem ser capazes de fazer várias funções dentro de uma só partida.

E quando o consagrado Marcello Gallardo foi questionado se por jogar com uma linha de cinco defensores o seu River Plate era defensivo, a sua resposta foi: “Não é algo rígido…”

CLICAR NA IMAGEM
Follow
Follow
Sobre Hagi 23 artigos
Leonardo Charamitara - Scout/Analista no Kajaanin Haka; estudante de Educação Física e do futebol, tenho 21 anos, administrador da página @analisedefut no Instagram e o perfil pessoal como @leo_charamitara

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*