
Se fores realmente ambicioso, tens de perceber o jogo… O facto interessante do futebol é que todos pensam ser peritos. É um jogo bonito, simples, mas não é fácil. (…) Há muito a aprender, a observar. (…) No momento em que paras de aprender, o jogo desenvolve-se. Comecei há 20 anos. É o mesmo jogo? Não. É muito mais físico, mais rápido.
Klopp
O ainda treinador campeão Europeu tocou recentemente num tema importante, que me tem feito refletir nos últimos anos.
A evolução do jogo – E nenhum treinador chega para permanecer no alto rendimento sem conseguir acompanhar a velocidade do barco. Saiba que se hoje continua com as exactas mesmas convicções de há uma década, talvez deva reflectir.
Sobre tal evolução e as questões relacionadas com a velocidade, que brevemente retirarão da equação das grandes equipas todo e qualquer jogador lento (atenção ao que é a velocidade num jogador!), falei um pouco num seminário organizado pelo N.E. da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
Importante perceber que velocidade no futebol não se limita ao correr. A cadência de passada é hoje, num jogo mais físico como refere Klopp cada vez mais importante, porque te aumenta possibilidades – Defender com menos / Controlar maior espaço, mas há muito para além da velocidade mais visível. Importa cada vez mais a velocidade (e eficiência) da execução, e a capacidade para perceber o envolvimento (onde está oposição, onde estão colegas, onde há espaço) de forma mais rápida.
E este jogo que se torna obrigatoriamente mais físico, não implicará de forma alguma um retrocesso na importância de saber decidir. A inteligência continuará a ser o extra que dará sentido à velocidade do jogo.
Sobre o perceber um jogo que todos pensam ser peritos, mas que não é fácil, segundo Klopp, visualizar muitos jogos não capacitarão ninguém – pelo contrário, ver de forma errada sistematicamente só acrescentará anos de experiências erradas – tal como olhar para as estrelas toda uma vida não tornará quem quer que seja num astrónomo. Todavia, esta é uma área cada vez mais necessária e em expansão.
A análise de tendências.
Para quem está, ou pretende estar no jogo, conhecendo os seus factores de rendimento, a presença de alguém especializado no tal conhecimento que possa ver e perceber especificidades de novos comportamentos de outras equipas, mesmo que no pólo oposto do mundo, é determinante para que não se deixa escapar a evolução de que Jurgen Klopp fala.
Sobre esta terceira variante que importa estar cada vez mais presente, e que abrirá espaço para novas pessoas que se provem capazes, falei um pouco no canal de Youtube do “De Olho no Jogo“.

CLICAR NA IMAGEM


Deixe uma resposta