Final da Taça Itália – A vitória do “nós”

O desporto colectivo tenderá a premiar justamente os melhores, mesmo que nem sempre assim seja.

Na Final da Taça de Itália desde bem cedo se percebeu que a armada de estrelas da Juventus orientada por Maurizio Sarri poderia perfeitamente perder mais um troféu. O Napoli de Gattuso foi sempre mais organizado taticamente, mais equipa, mais conjunto. Mais “nós”.

Numa equipa…em que uns trabalham para defender e outros trabalham para atacar, você não tem uma equipa.

Jesualdo Ferreira

Dum lado onze para defender e onze para atacar. Do lado oposto, mesmo baseado em muito mais talento e capacidade individual, um grupo de rapazes onde uns procuram compensar outros.

A desilusão que é a Juventus de Sarri apenas vem comprovar a dificuldade específica de cada contexto – Não é o conhecimento do treinador que está em causa, mas a forma como este se vê obrigado a adaptações para poder sobreviver.

Quem diria que Gattuso daria uma lição sobre o que é um colectivo a Sarri?

Todos quanto os que já antes haviam percebido que cada realidade é uma realidade diferente, e que são essas que possibilitam comportamento X ou comportamento Y.

Saúde-se a vitória do “nós” em Itália. Mesmo que efémera.

Follow
Follow
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3746 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

3 Comentários

    • ..Kroos e Modric tbm!

      O principal problema da Juve são os interiores(que não tem grande criatividade..)…

      Já que o City não vai poder jogar a Champions ia buscar o Bernardo(interior direito)e guardava o Rabiot(interior esquerdo)que deverá sair infelizmente…

      (Veremos o que dá Arthur e Kulusevski na próxima época…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*