Temos campeão – Curtas do Porto – Sporting

Porto em 2+3 na pressão a encaixar na construção do Sporting. Danilo e Otávio com os dois médios, Fábio, Diaz e Marega a saltar nos 3 de trás. Laterais começaram demasiado baixos, a saltar apenas quando bola chegava a Ristovski e Nuno Mendes, o que permitiu ao adversário sair por esse espaço mesmo que nunca tenha conseguido proveito com isso. Após mais coragem no posicionamento de Telles e Manafa, a perseguir mais alto os laterais do Sporting, mais dificuldades causaram e mais bolas recuperadas em meio campo ofensivo. Loum proximo dos dois centrais para proteger o jogo direto adversário e encaixar na linha sempre que Pepe e Mbemba saltavam nas costas de Plata e Jovane

Porto a alternar entre construção 2+2 e 3+1 com médio a baixar no meio dos centrais. Sporting com Plata e Jovane mais altos nos centrais, Sporar a 2 controlava a entrada da bola nos 2 médios e quando algum deles montava perseguia e pressionava-o no meio. Ainda assim, Porto encontrou sempre alguns espaços para sair, quase sempre por fora ainda que nem sempre diretamente fora (dentro-fora).

Neste momento, fácil anular este Sporting, mas muito difícil de conseguir magoa-lo. Fácil porque a construção é muito rígida, com muitos elementos baixos e “basta” uma equipa que pegue individualmente para anular a sua saída curta. Boas bolas diretas, seja na profundidade, seja para segurar/tocar. Ainda assim, contra adversário da valia individual do Porto (física e condicionalmente) o sucesso é reduzido. Reduzido também o sucesso da maioria dos jogadores em destaque do Sporting nesta retoma do campeonato. Matheus não acrescenta com bola, Wendell não desequilibra a cada arrancada e Jovane e Plata a não conseguirem entrar no jogo e ter bolas nos momentos que são fortes.

Gigante Nuno Mendes! Mais uma exibição tremenda, a defender e a atacar, mesmo quando o nível subiu exponencialmente. E que futuro tem Joelson! Entrou e percebeu-se o nível do menino, a qualidade como contacta a bola, a ginga, a irreverência e o atrevimento de ir para cima. Um craque!

Mais uma vez, Porto a desbloquear nas bolas paradas. Ter um jogador top mundial a bater cantos e livres ajuda e muito, ter tantos jogadores com o poderio físico e qualidade no gesto técnico do cabeceamento como têm também ajuda muito, mas um mérito imenso para Sérgio Conceição neste momento do jogo. O 2-0 numa bola recorrente do Porto, a procurar as costas da linha defensiva com o jogador mais forte do campeonato nesse capítulo. Destaque para a grande bola de Otávio, um dos jogadores deste campeonato e um dos diferenciados desta equipa azul e branca.

Não é exuberante o campeão 2019/20, não entusiasma, mas apresenta qualidade naquilo que se propõem a fazer e é uma equipa muito, muito, muito difícil de defrontar. Perfeitamente enquadrada com o modelo de jogo de Sérgio Conceição, com jogadores bem definidos e escolhidos para o jogar e muito adaptativa ao adversário, conseguindo encontrar sempre forma de dificultar os pontos fortes de qualquer equipa.

4 Comentários

  1. “mas um mérito imenso para Sérgio Conceição neste momento do jogo”- Uma das coisas que mais me impressionou, pela inovação, no primeiro ano de SC.
    Por acaso pensei que o estratega das bolas paradas teria saído da equipa técnica no 2º ano pois as movimentações inovadoras praticamente desapareceram, no entanto ontem aquele canto longo para fora da área, com toda a gente a sair e o Diaz a aparecer de trás, mostrou-me que ainda lá está.
    Mas se o canto directo para a área dá tantos golos para quê inventar?

  2. Falta talvez a referência para a entrada do Chico e a forma como em 10 minutos ligou mais ataques q o Plata e o Jovane em 70…

    • Creio até que será justo dizer que se o Benfica não ofereceu oposição na luta da segunda volta, também o Braga foi frouxo a retirar o terceiro lugar ao Sporting. Meia dúzia de jogadores titulares sportinguistas não entravam no banco do Braga. O terceiro lugar é caído do céu.

  3. Um jogo um bocado feio de se ver. Ao Sr. Loum coube-lhe um papel de açougueiro, que é fulcral para Sérgio Conceição matar o jogo adversário. Uma bola parada excelente desbloqueou novamente! Acham que o Benfica tem hipóteses na final da Taça?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*