Senhor de todo o controlo – O jogo de Pepe em Coimbra

Foi para lá de brilhante o nível a que Pepe se exibiu em Coimbra. Terá faltado unicamente na parte inicial um pouco de maior acerto em posse a construir, quando condicionado por Chiquinho para o seu corredor esquerdo, para termos assistido a uma das mais perfeitas exibições de um defesa central nas últimas décadas em Portugal.

Pepe teve o controlo total de todos os espaços defensivos do jogo. Em largura, em profundidade, e sobretudo na protecção à sua baliza. Foram “milhões” de bolas que se cruzaram com o seu posicionamento sempre perfeito. Quer para responder aos cruzamentos, quer para sair a bolas em profundidade, quer para sair a passes colocados para corredor lateral, ou até sair para desarmar adversários no espaço à frente da linha.

Uma lição sobre a arte de defender. A movimentar-se, quer no espaço quer na forma como roda, as abordagens nos timings e decisões perfeitas. Ora veja:

Já és nosso Patrono? Clica na Imagem abaixo e ajuda-nos a chegar aos 400. Por 1$ mês acesso a conteúdo exclusivo:

4 Comentários

    • Era isso e o Pepe apanhar um Rafa e ficar para trás…

      Não há paciência para esta malta. O que veste as cores deles é que é bom e o que veste as cores dos outro é mau.

      Querem guerrinhas de clubes e palhaçada, vão para o visão de mercado, o facebook ou algo que o valha e deixem um dos poucos blogues que se dedica a falar de futebol a fazê-lo.

      No tópico, o Porto tem o tipo de jogadores perfeito para a abordagem que o treinador pretende. É verdade que isso faz um estilo de jogo que não é aprazível, mas continua a ter jogadores habilidosos como o Corona, o Otávio e Luís Díaz. A questão aqui é que, enquanto este modelo funcionar, porque o tem feito até à data, não sei se o Sérgio terá capacidade de se reinventar e colocar a equipa a jogar um futebol mais criativo quando o jogo precisar disso.
      Este tipo de jogadores como o Nakajima e o Oliver, este último um bom exemplo uma vez que teve algum sucesso, precisam de muito tempo de adaptação até pegarem no meio campo deste modelo, mas conferem-lhe uma capacidade de se adaptar a equipas que defendem bem e muito profundamente com maior capacidade.

      Veremos como será o ano que vem com Jesus como opositor e se o Porto também é capaz de reforçar o plantel, uma vez que também precisa, e muito, disso.

      • Boas amigo Marco.

        Não viste aqui a dizer que o Ferro é melhor que o Pepe ou algo que valha. Apenas limitei-me a pedir para que avaliassem a exibição do Jardel, que foi também de grande nível.

        Em relação ao jogador em si, este vídeo demonstra o melhor… e o pior do Pepe. Mostra um sentido posicional de classe Mundial, mostra uma capacidade de leitura de jogo muito boa. Encaixou perfeitamente na tática do “autocarro” (chamemos-lhe assim) que o Porto aplicou a seguir ao 1×0.

        Mas mostra também o pior. Aquilo que chamam de “experiência” ou “ratice”, eu gosto de chamar jogo sujo. As constantes pressões sobre o árbitro, as cotoveladas seguidas de se atirar para o chão e reclamar como se ele fosse o agredido, etc etc…

        Mostra também, que parou o Rafa… mas em falta, que ficou por assinalar.

  1. Foi uma excelente exibição, mas não acham que a qualidade dos cruzamentos, bem como a organização ofensiva (e a capacidade técnica dos avançados do Benfica) trouxe-lhe muita facilidade no controlo dos movimentos? É que todos os defesas das equipas contra as quais o SLB jogou fizeram sempre exibições sólidas neste tipo de jogo com mais coração do que cabeça. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*