Futebol Formativo, do Algarve para Portugal

O futebol tem retomado, aos poucos, a sua atividade e já há datas previstas para iniciar a competição nos diversos campeonatos nacionais excepto no futebol formativo que será um desafio para a FPF e Associações os moldes da sua retoma. Recordando que é este, mesmo que por vezes desvalorizados os seus agentes, quem sustenta todo o futebol profissional em Portugal.

E por homenagem ao futebol de formação e à alegria que é ver os miúdos a praticar o seu desporto de eleição, trazemos a equipa do SC Olhanense (2005) que disputou o Campeonato Nacional de Iniciados na época transata.

A equipa orientada por Jorge Dias Viegas demonstrou-se corajosa e com personalidade para assumir a bola desde a sua 1ª Fase de construção, com muita procura do homem livre, atrair e libertar colega, capacidade para convidar adversários a pressionar alto e encontrar o timing de acelerar nas costas da defesa quando esta não baixava, libertar jogador de frente para a última linha ou “viajar junta” para criar perto da baliza adversária, sem nunca descurar a preparação para a transição defensiva.

No momento defensivo os iniciados do Olhanense procuravam ter superioridades numéricas espaciais para poder recuperar a bola e retirá-la da zona de pressão com qualidade. Os princípios defensivos estavam bem assimilados com linha defensiva coordenada e organizada, preparada para defender profundidade e cruzamentos, com linha média e avançados a procurarem estar dentro do jogo (atrás da linha da bola) e super preparada para sair na transição ofensiva seja em apoio ou na procura de explorar o ataque rápido/contra ataque.

A organização e qualidade de jogo evidenciada trouxe também resultados a nível individual e coletivo.

A equipa de Olhão apenas perdeu o seu primeiro jogo a 14 de Dezembro de 2019 (4 meses sem perder), a nível nacional apenas FC Porto, SL Benfica e Sp. Braga estavam imbatíveis naquela data. Consequentemente acabaram a 1ª Fase em 1º Lugar e, como equipa mais concretizadora da série. A classificação obtida assegurou o apuramento para a 2ª fase que fugia ao clube desde a época 2014-15. Já na 2ª Fase, antes de serem assolados por lesões traumáticas que afetou o desempenho ao nível dos resultados na 2ª volta, conseguiram o empate, em casa, contra o poderoso SL Benfica. Neste jogo, para lá das ideias próprias do modelo, a parte estratégica foi fundamental – Foram detetados pela equipa técnica, espaços a explorar para chegar ao golo (vídeo seguinte) e, posteriormente levar para o treino contextos que permitiram exercitar a exploração dos mesmos, para além do ajuste na forma como defenderam os movimentos de rutura/posicionamento entre linhas dos interiores do SL Benfica com sucesso.

A nível individual, que é sempre o que mais importa neste contexto, provou-se que um jogo aprazível traz a valorização dos jogadores, com alguns a dar o salto para equipas de outro patamar (ex. Luís Martins para o Sp. Braga).

Jorge Dias Viegas, Daniel Brites e Paulo Lopes (Treinador GR), que formaram a equipa técnica dos sub15 do Olhansense, e que se desdobraram nas várias ciências inerentes ao futebol para que os seus atletas pudessem ter a melhor preparação possível, potenciando ao máximo as suas capacidades, estão portanto de parabéns. Pelo entendimento do jogo e do treino e ainda mais pelo colocar o individual e o grupo à frente de tudo o mais. Tal como se pretende na formação do jovem futebolista.

Já és nosso Patrono? Clica na Imagem abaixo e ajuda-nos a chegar aos 400. Por 1$ mês acesso a conteúdo exclusivo:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*