Um luxo, Fernando

O que é uma verdadeira equipa? A mobilidade, a Transição Defensiva que prova a excelência tática e comprometimento luso, a Transição Ofensiva com saídas fantásticas da pressão, a estratégia vencedora de ter Cancelo dentro – Bernardo fora.

Pormenores e pormaiores Táticos de uma exibição extraordinária da selecção portuguesa.

LIGAR O SOM ???

Já és nosso Patrono? A caminho dos 400 ❤️?⚽️
Por 1$ mês acesso a conteúdo exclusivo:

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3758 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

13 Comentários

  1. Coincidência ou não, este jogo e os jogos da primeira fase da edição anterior, sem
    Ronaldo, foram, para mim, os jogos taticamente mais ricos e interessantes da seleção na era FS.

    O que mudava Ronaldo no jogo de ontem? Seria uma mudança para melhor ou para pior?

  2. Impressionante a evolução do Pedro Bouças na análise ao longo dos anos. Já nos ensina a ver futebol há muito tempo, mas agora até estes detalhes da valia individual do jogador vistos à lupa são objeto de análise. E fazem muita diferença, especialmente agora que o futebol evoluiu tanto taticamente em Poetgual e na Europa. Obrigado!

  3. Simples, ganha se eficácia perde se fluidez no jogo.
    Cada vez mais isso é evidente, continuo com isto a achar que mesmo assim tem lugar nos titulares porque também é verdade que passou a ser menos individualista nos últimos anos. Aliás, por vezes acho que é um problema mental dos outros jogadores que com ele e m campo de forma consciente ou não levantam a cabeça a sua procura e ignoram colega mais bem posicionados.
    Abc

  4. Para os haters de Ronaldo, que acham que isto se deve ao melhor jogador português de sempre não ter jogado, deixo apenas uma pergunta: A Croácia quis jogar, sequer?

    Não é uma pergunta só minha, toda a imprensa Croata questiona a pouca vontade da seleção Croata em relação a este jogo…

    Quanto a jogos tacticamente perfeitos não é preciso recuar 20 anos ao contrário do que alguns pseudo-experts querem fazer crer, ou então, só eu vi o Portugal – Holanda (Final da Nations League).

    PS: Realmente foi fantástico ver Portugal sem Ronaldo na fase de grupos da edição anterior, fizemos cá uma jogatana com a Polónia em casa, ou com a Itália fora, jogos fantásticos mesmo!

    • A pergunta deveria ser outra: e que tal preparar a sucessão do Ronaldo, metendo e arriscado jogadores? São muitos mais os jogos miseráveis em que a equipa tentava canalizar o seu jogo para o CR. Eu creio que isso também é um problema mental, ao qual o seleccionador e toda a Federação não estão isentos porque acabam sempre por rebaixar a equipa.

      A Croácia teve baixas de peso, que se notaram mais do que no nosso lado. Mas é possível fazer uma análise à leveza, ao talento e à qualidade do nosso onze inicial. É preciso elevar a auto-estima destes jovens jogadores, e fazer integrar Ronaldo no modelo, e não o contrário.

      • Isso da equipa tentar canalizar jogo para Ronaldo é um mito, o que acontece de facto é mais o contrário, o Ronaldo canalizar adversários e com isso deixar espaço livre para outros jogadores…

        Quanto ao renovar da seleção e de talento está assegurado, não podemos é por um misero jogo sair-nos com barbaridades tais como: “O Cristiano só estrova a seleção está muito melhor sem ele”.

        • Barbaridade? Compare-se as primeiras partes dos jogos da Selecção na Liga das Nações. Há uns anos atrás havia essa utilidade porque ele convocava o espaço livre, de facto, mas hoje não, Bernardo e Felix fazem isso com muita maior incidência e agilidade. Eu não disse que estava melhor sem ele. Eu acho que é um jogador importante e que continuará a ser decisivo. Até 2016 era só “canalizar”.

    • Não sabia que, para os amantes de Ronaldo, este deveria ter lugar cativo para todo o sempre. Ou, melhor ainda, até o astro hiper super mega melhor de sempre e mais além assim o desejar, amén.

  5. Claro que Ronaldo e importante, mas nao podemos fingir que nao somos colectivamente melhores sem ele. E quase absurdo discordar disso sendo de tal forma evidente. Ronaldo nao tem culpa, alias, os defeitos (sim, sao poucos e as virtudes sao muitas), pelo menos os de hoje, ja existem no seu jogo ha muito tempo. E dos jogadores que mais evoluiu e se transformou ao longo da sua carreira, mas coisas ha que nunca chegaram a mudar.

    1. O excesso de individualismo.
    2. Foco nos numeros/estatistica, resultando em frustracao quando nao marca ou assiste e repetidas precipitacoes e insistencia no individual.
    3. Incapacidade de decidir bem, provavelmente resultado dos pontos anteriores, ninguem acerta sempre, mas o nivel da decisao dele e inferior a varios dos colegas na seleccao e de clube.

    Posto isto, podemos nos culpar Ronaldo ou sequer admitir que este nao jogue?! Claro que nao.

    – Devem jogar sempre os melhores 11, sendo que por isso mesmo, Ronaldo pertence la dentro.
    – Ronaldo, tal como os outros, tambem tem direito a errar, a ter defeitos e a pedir que o colectivo os supere/anule.

    Como pode entao isto resultar melhor de forma a que tudo continue a funcionar ofensivamente com Ronaldo?

    Ronaldo nao tem de mudar, vai continuar a rematar quase sempre que tenha espaco, vai continuar a jogar na equerda ou como 9, vai continuar a correr pouco para tras, etc e a olhar muito para si a cada jogo… mas nao sera a sua forca mental para perseguir os numeros como objectivos, o facto de nunca desistir, grande parte do seu sucesso? Ronaldo, mentalmente, e o jogador mais forte que eu ja vi e nao faz sentido mudar isso. A solucao passa “pelos outros”. Ha demasiada gentileza e respeito, a sua procura e demasiado constante e previsivel, e sempre ele o alvo se estiver livre, entao se levanta o braco ate pode ter 3 em cima dele, la vai a bola para la… seja quem for o colega. Sim, isto e errado. Sobrecarregam Ronaldo e alimentam os seus defeitos tornando todo o nosso futebol ofensivo previsivel. A sua procura nao e consciente, e generalizada e abusiva. Nao minha modesta opiniao, apenas falta que os outros joguem igual… com Ronaldo la, ou sem ele…

    • Conclusão: tanta palavra para dizer que se pode jogar melhor sem ele. Isso não faz dele pior jogador ou menos importante. Basta ver as conferências de imprensa de ontem, com mais lavagem cerebral sobre o astro. Era obrigação do seleccionador calar-se sobre isso e sublinhar que um dos melhores jogos desde que ele é treinador foi com as escolhas certas de há três dias.

    • Da leitura que faço dessas palavras, e foram muitas, é que, na verdade, CR é um animal individual e que, por ser tão bajulado, ele e os outros jogam condicionados. CR na busca de records pessoais, os outros em fazer brilhar o dito.

      Com a idade que tem e o que traz ao jogo (na maioria, o que traz são handicaps à equipa), já deveria ser apenas um suplente, no limite da benevolência.

      Vejamos hoje quem será o sacrificado: Jota, que deu toda a fluidez ao ataque e é, hoje, melhor que CR, Felix, um génio à solta, Bernardo, outro génio à solta, Bruno, outro génio à solta?

      Qualquer um destes que saia, para entrar CR vai transformar, para pior, o jogo de equipa.

      Ronaldo está a mais, é um peso morto e deveria ser passado, mesmo que hoje marque o enésimo hat trick e salve o jogo no último minuto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*