O que acontece antes de uma recepção de bola?

Para começar voltemos para 2019, ao Flamengo de Jorge Jesus, durante um treino, o Mister explicou aos seus atletas as 3 qualidades de um jogador:

“A primeira qualidade de um jogador é saber pensar o jogo, a segunda é saber decidir, e só na terceira vem a execução..”

Neste post vamos focar na primeira qualidade abordada por Jorge Jesus – saber pensar o jogo.

De acordo com grandes treinadores e jogadores, um passe começa muito antes de se receber a bola, se inicia quando o atleta “escaneia” todo o campo de jogo para buscar informações (posicionamento defensivo, potenciais corridas dos companheiros, seu espaço, etc).

Pep Guardiola se refere a essa habilidade como: “ver o jogo antes de receber a bola”.

Outro treinador muito envolvido com essa habilidade é o Francês, Arsène Wenger, que realizou alguns estudos na Noruega buscando saber o que os jogadores fazem antes de receber a bola.

Os pesquisadores examinaram os 10 segundos que antecedem a recepção de bola, e encontraram um padrão entre os melhores jogadores e o restante dos atletas.

Resultados:

Melhores Jogadores: Os jogadores de mais alto nível escaneiam todo o campo de 6 a 8 vezes durante os 10 segundos antecessores da recepção de bola.

Outros Jogadores: Examinam o campo de 4 a 6 vezes nos 10 segundos.

A intuição de escanear todo o campo antes de receber o passe e obter mais informações sobre o espaço é essencial para ter uma melhor taxa de passes. Essa é uma das chaves que separam os melhores jogadores dos outros atletas.

O jogador que tem essa qualidade de perceber antes de tudo, junto a um bom poder de decisão, com o domínio do corpo orientado (deixemos para um outro post), com toda certeza irá figurar entre os melhores.