A surpresa da 1ª Jornada!

O SF Damaiense estreou-se na Liga BPI com uma vitória sobre um dos principais candidatos ao apuramento para a fase final. O CF Benfica é uma clube com muita história, passado e presente, conta com um plantel recheado de talento, mas as novatas do SF Damaiense e a estratégia do seu treinador João Videira, conseguiram fintar os nervos e aplicar o antídoto perfeito para saírem do Estádio Francisco Lázaro com 3 pontos.

Como se posiciona o SF Damaiense em organização ofensiva?

Sistema 3x4x3 com médios alas bem abertos e Avançadas Drt e Esq mais por dentro
Sistema 3x4x3 com médios alas bem abertos e Avançadas Drt e Esq mais por dentro

Na imagem acima mostra os alas bem abertos, juntos da linha lateral e as Avançadas Direita (17) e Esquerda mais em espaços interiores. Com esta dinâmica conseguem circular a bola com qualidade de um corredor ao outro e entre-linhas e com isto criar desequilíbrios na organização defensiva adversária, que é obrigada a bascular constantemente.

A contrastar, temos o CF Benfica que demonstrou muitas fragilidades na fase de construção, também por ausência de algumas jogadoras chave do seu plantel, optando sempre por procurar a profundidade e não demonstrando soluções nem dinâmicas no seu meio campo para serem uma alternativa viável a essa opção.

O CF Benfica organiza-se em 4x4x2 losango (imagem a cima), com duas avançadas muito livres para explorar espaços mais recuados, sendo que a principal referência desses movimentos de apoio é a Edite Fernandes, que com a sua visão de jogo e qualidade técnica pode facilmente receber e rodar para enquadrar, coisa que não conseguiu fazer muitas vezes neste jogo pois teve poucas oportunidades para isso ( exploravam muito mais a profundidade).

Pontos estratégicos fundamentais do SF Damaiense para a vitória.

  1. Não pressionar Centrais, para as convidar a conduzir ou jogar longo.
  2. Com uma linha defensiva com 3, acompanhavam individualmente os movimentos de apoio das AV do Fófó para não as deixar virar.
  3. Linhas sempre próximas a defender.

O Clube Futebol Benfica dá um passo atrás na luta pelo objetivo, mas engane-se quem achar que elas ficam por aqui. Apesar deste percalço espero uma reacção positiva do plantel de Madalena Gala, que tem capacidade para mostrar muito mais, e melhor!!

1 Comentário

  1. Análise muito boa, mas a grande falha desta EQUIPA prende-se com o facto de necessitar de Alguém no BANCO, que traga algo mais a um Plantel que tem Jogadoras com Talento e Capacidade para fazer muito MELHOR…..DISSE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*