Compactação e Organização

Colocar muita gente atrás da linha da bola será sempre causador de maiores problemas para quem quer atacar criando oportunidades de golo. Fazendo-o com alguns princípios comuns mais difícil se torna para quem ataca. O FC Porto teve em Marchesín um porto seguro quando a sua organização defensiva falhou.

Mas, para o ter como garante do sucesso – ponto conquistado que valeu desde logo o apuramento – precisou de errar as menos vezes possíveis. E tal surgiu em forma de cumprimento de princípios de actuação comuns aos diferentes sectores.

O novo sistema tático; O papel da linha média; A coordenação da última linha – Coletiva, e inteligência de Leite para pegar no individual quando havia ameaça. Ao Porto o que faltou em desenvoltura ofensiva, não faltou em organização e solidariedade defensiva. Ora veja:

Video made with

Já és nosso Patrono?
Por 1$ mês acesso a conteúdo exclusivo:

Sobre Paolo Maldini 3770 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Trackback / Pingback

  1. Ponto reforçado – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*