Apurados à média (superior) de 3 por jogo – O regresso de Darwin

Controlado. Foi com mais segurança que espetacularidade que o Benfica garantiu a presença na próxima fase da Liga Europa, perante um Lech Poznan de parca qualidade, que nunca incomodou, embora tenha entrado desinibido e capaz de ligar o jogo por entre pressão encarnada.

Chiquinho surgiu como médio de ligação – Um desperdício que não consiga atingir no momento de finalização o registo que até demonstrou noutras paragens, porque em tudo o mais acrescenta – Dá fluidez ao jogo, escolhe as melhores rotas e não soma perdas potencialmente perigosas – ao lado de Gabriel, enquanto Pizzi desta feita jogou como avançado ao lado do uruguaio Darwin no momento defensivo.

4x4x2 do Benfica

O ritmo lento da partida não deixava contudo antever que os encarnados encontrassem dificuldades para desbloquear o resultado, tamanho era o desnível que se sentiu quando os encarnados apertavam organização contrária, e foi na bola parada – onde o Benfica tem apresentado argumentos e trabalho de laboratório de jogo para jogo – que a equipa de Jesus acabou por se adiantar.

Benfica em Organização Ofensiva – Laterais nunca totalmente projectados em profundidade – Presença a 4 entre Linhas

Gabriel na posição seis recupera bolas e equilibra a equipa com os seus posicionamentos, mas por outro lado, não consegue trazer velocidade para o jogo com bola encarnado. Da demora a tomar decisões e das decisões erradas perde-se tempo e perdem-se bolas que obrigam a equipa a despender mais energia para voltar e fechar no posicionamento defensivo.

Pizzi com poucas perdas da posse mesmo jogando em espaços altos, compensa com a tremenda categoria em zona de finalização os erros que vai somando nas decisões sobre como receber para acelerar ou guardar a bola, e foi com Darwin uma ameaça de peso na zona de finalização. O uruguaio tem o condão de fazer acreditar que a qualquer momento poderá deixar a sua marca no jogo, tamanho é o seu poderio no ataque a cada bola que chegue próxima da baliza adversária – E pós roubos de bola, o Benfica cresce!

Com a sua dupla da frente a resolver a partida vieram as entradas de Luca e Seferovic com o claro intuito de gerir a partida, e a toada do jogo manteve-se inalterada, com o Benfica a controlar resultado, jogo e gestão física, tendo ainda assim tido condições para balançar por mais ocasiões as redes adversárias – Seferovic na cara do guarda redes voltou a perder um lance importante, e seria Weigl num momento em que o Lech já não recuperava defensivamente que depois de simular um passe aproveitou espaço aberto para sair para a baliza adversária.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*