Tiro e Queda – Sem Luca nem Pedr(inh)o

Notas sofascore.com

O Intervalo chegou com o resultado empatado. Todavia, o Benfica voltou a dar sinais de crescimento rápido sobretudo se compararmos com o passado mais recente de erros técnicos e incapacidade de criação.

O pressing e o número de roubos da posse em zonas altas foram o catalizador que empurrou o Benfica para uma primeira parte de constante chegada perigosa. A capacidade de finalização de Rafa Silva voltou a impedir o Benfica de chegar a números confortáveis. Seferovic assumiu o papel de Darwin – Explorar espaço entre central – central direito em profundidade, e o uruguaio esteve participativo e mostrou-se mais desinibido no momento de procurar finalizar.

Os constantes movimentos dos dois avançados – ambos com enorme poderio físico, bem como as acelerações de Rafa e os momentos em que Everton recebeu entre sectores para conduzir – num dos lances viria a isolar Rafa – foram um quebra cabeças para um Moreirense organizado com linha de cinco. Tal como Vasco Seabra já antes havia batido o Benfica na presente edição da Liga.

Pressão recuperou bolas, mas nem sempre com Coberturas e preparada para proteger linha Defensiva – Linha média em Linha

Um lance fantástico de Taarabt a desenvencilhar-se do adversário directo encontrou o movimento e a finalização eficaz de Seferovic, e faria prever que os encarnados pelo volume ofensivo e porque finalmente se viam em vantagem, teriam um jogo tranquilo.

Nada mais falso. Mais um lance defensivo errático de Grimaldo e na única vez que o Moreirense chegou à grande área do Benfica, o espanhol que continua a denotar dificuldades em todas as abordagens defensivas gigantescas, transforma um jogo controlado e dominado numa partida de dificuldade e de risco máximo, ao cometer um penalty que permitiu aos de Moreira de Cónegos restabelecer o empate.

Linha Defensiva Encarnada a baixar para responder a progressão entre linhas

A segunda parte valeu maioritariamente pelo pós entrada de Luca. É difícil entender como o melhor jogador do Benfica em espaços de criação, e aquele mais capaz de definir solicitando as zonas de finalização tem vivido um “ocaso” numa equipa que tanto precisa de chegar em boas condições a tais zonas. Luca entrou, e o Benfica ganhou vida entre linhas, para daí chegar à baliza de Pasinato. Fantástico foi o cruzamento que deixou Darwin em condições óptimas para desbloquear o empate – Não se pode desperdiçar tal bola! Seja que preço tenha custado quem finaliza.

Mas, nem todas as substituições melhoraram o Benfica. A entrada de Pizzi que veio formar uma dupla de médios com Adel Taarabt veio partir por completo o jogo encarnado, e daí até ao fim, o Moreirense passou a estar dentro do jogo do ponto de vista ofensivo. Encontrou espaços para transitar, colocou o Benfica em dificuldades e teve até oportunidades para vencer o jogo. Mesmo que o Benfica tivesse sempre estado mais próximo de tal.

Destaques:

  • Darwin – Seferovic trazem movimentos e agressividade, mas retiram definição, critério e inteligência na criação. E para marcar, tens de criar;
  • Otamendi – Vertonghen vivem o seu melhor momento em coordenação e entendimento. Vencem duelos, resolvem problemas e assumem construção;
  • Sem médios capazes de ser regulares ao longo da partida nas tarefas defensivas e ofensivas, sem um criador que não Everton – Que tem de assumir funções de “pausa” porque todos os outros da frente só sabem acelerar, e com Rafa ineficaz, o Benfica expôs-se mesmo num jogo bem conseguido;
  • Diogo Gonçalves trouxe velocidade e chegada ao último terço, mas continua a precisar de tempo de jogo. Terá valido a pena toda esta “viagem” sem Diogo, para chegar a Fevereiro sem ter um lateral pronto para dar rendimento?
  • Grimaldo justifica o seu lugar, maioritariamente nos jogos em que… joga Nuno Tavares!
  • Impensável a tão pouca utilização de Luca, numa equipa que… corre mas nem sempre cria

3 Comentários

  1. Está mesmo difícil esta época compreender algumas opções de JJ!
    A começar pela dispensa de Vinicius. Claramente o melhor finalizador que o Benfica dispõe. Não podemos andar a falar golos atrás de golos com darwin, Seferovic e darwin.
    Depois, como vocês dizem, não se percebe a não utilização de luca atrás do avançado sempre que está disponível. Ou a utilização de Pedrinho atrás do avançado, ou até do pizzi. Agora não se pode nunca jogar com darwin e Seferovic porque matam todas as jogadas que lhes chegam aos pés.

    O grimaldo está a piorar de época pra época e o Nuno Tavares também tarde em começar a mostrar mais, ele que prometeu muito quando apareceu com Bruno lage. Mas bastou o jogo com o Porto para queimar o miúdo e nunca mais foi o mesmo. Depois na direita, ter saudades do André Almeida é algo impensável! Para não falar dos médios centro, que apenas weigl se tem mostrado a altura, porque taraabt, pizzi, Gabriel ou samaris são de deixar qualquer pessoa cheia de nervos com a quantidade de maus passes e perdas de bola infantis que têm. Isto porque chiquinho também não conta?! Vá-se lá saber porquê.

    Se a qualidade do plantel não melhorar muito na próxima época (e não sei como o irão fazer) vão começar a ser épocas muito más a nível de títulos e exibições para o Benfica. Por muito bom treinador que o JJ seja, acho que não é capaz de fazer omoletes sem ovos, ao contrário de outros treinadores mais jovens portugueses.

  2. Boa tarde,

    Passados uns meses, o maior problema coletivo do Benfica continua: organização ofensiva (criação/finalização). Além da previsibilidade que Darwin, Seferovic, Everton trazem ao jogo, a capacidade técnica dos dois primeiros é difícil de aceitar (pelo menos jogando os dois juntos…). Verdade como dizem, Rafa construiu sozinho o melhor lance do jogo (a par do passe de Wal para Darwin na parte final) e tem outra oportunidade para Benfica sair na frente para o intervalo (o que seria mais que merecido). Everton continua com enormes dificuldades, não tem um rasgo, ou se tem é um…o que é francamente pouco. Não acho que essa gestão do Timing que ele faz seja relativa ao entendimento do jogo que ele tem, pois muitas vezes falamos de situações de ataque rápido e ele toma sempre a mesma decisão. Um jogador de quem esperava muito mais, vamos ver se é possível ver um Everton diferente no Benfica com outro sistema talvez…!

    Incompreensível a chamada de Cervi aos 93. Isto não é sinal da incompetência de uma equipa técnica? O que acham? Ninguém na equipa técnica consegue contrariar ou dar opinião ou alertar sobre a situação? Isto com outros treinadores, seria o fim…

    JJ não tem sido feliz, nas opções desde início de época (construção do plantel), nas mexidas durante os jogos (não me recordo de mexidas que tenham melhorado a equipa) e na gestão do plantel é algo já visto em tempos anteriores. Caso que abordam do Diogo Gonçalves é um. Gonçalo Ramos é outro (aqui uma gestão do próprio clube que não pode permitir um jogador destes andar sem Competir). Haverá outros, como Cervi que ficou a uma semana de sair (jogador que não aprecio mas o melhor médio num sistema 442). Outros como chiquinho que não permitiram a saída após dois bons jogos…e nunca mais jogou. O caso de Ody que é posto em causa…e embora ache Helton interessante só servirá para mais instabilidade… Ataque ao mercado inverno, vai buscar central, posição onde a equipa sempre esteve garantida, apesar da saída de Ruben (um jogador que dificilmente seria jogador com a visão de JJ …).

    Sobre Grimaldo parece-me injusto o que referem…percebendo. Nuno Tavares realmente não tem condições (mais uma gestão emocional de JJ que deixa de início no ar as dúvidas sobre grimaldo…), mas Grimaldo não é isso tudo de mau. Durante duas épocas foi o melhor lateral em Portugal (na minha opinião) abafado pelos números ofensivos de Telles (gostaria de ter visto análise ao Telles sobre erros defensivos…não eram poucos). Grimaldo tem este erro, onde embora faça a contenção necessária para chegada de algum colega para cobertura, é surpreendido pela ação de qualidade do adversário… Sim, podemos olhar para os apoios que não estão bem nesse momento, mas o gesto do adversário é surpreendente com a mudança rápida no momento em que Grimaldo se vai aproximar. Erra, mas não colocar na equação a ação de qualidade do adversário parece me injusto para ambos.

    No geral, e sem por em causa a qualidade do treinador, JJ é protegido pela “opinião” de muitos que abordam o jogo. Como falam muitas vezes, este jogo além das componentes TecTatFisPsi…tem outras dimensões, nomeadamente na gestão de um grupo, numa competição que é longa…este ano ainda mais difícil de periodizar por causa da pandemia…e JJ mostra hoje e mostrou antes, uma gestão que podemos “desconfiar”, se assim podemos dizer. A qualidade do plantel é sempre um ponto de vista, pois para jogar uns jogarem outros não estão a jogar, pois para se jogar de uma maneira não se está a jogar de outra. Depois de esgotadas estas “opções, poderemos entrar nesse campo da qualidade…

    Cumprimentos

  3. Grimaldo e Nuno Tavares juntos, ontem pensei no mesmo! Grimaldo a fazer de médio ala/interior pode ser um meio útil de o Benfica ganhar criatividade e ilusão, porque parece sempre uma equipa que faz tudo igual.
    Uma nota para a finalização de Rafa. Está feita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*