O recital de Messi na Taça do Rei – Reflexões sobre a formação dos criativos

Neste sábado voltámos a assistir a um verdadeiro tratado futebolístico por parte de Lionel Messi que culminou na conquista da Taça do Rei por parte do Barcelona após uma vitória expressiva por 4-0 frente ao Athletic Club. Nada do que se escreverá é novidade: a qualidade técnica transcendente tornando as ações técnicas de drible/finta/simulação uma mera trivialidade, o posicionamento em campo nas zonas cinzentas e cegas da pressão (o seu “andar” quando sem bola no momento de organização ofensiva é intencional), a visão de jogo aliada à capacidade de passe longo e curto que o tornam num lançador por excelência e a tomada de decisão refinada que lhe permite perceber quando o jogo pede a aceleração ou a pausa, o passe vertical a romper ou a associação curta, contribuindo ainda com 2 golos e participação nos lances dos outros dois.

No entanto o objetivo principal deste artigo, mais do que louvar as qualidades singulares do argentino e pôr em destaque a sua exibição na final, é acima de tudo trazer algumas ideias sobre o futebol de formação à reflexão: quer se goste mais ou menos do perfil, a verdade é que o seu traço de criatividade é algo que qualquer treinador na formação deve querer fazer brotar nos seus jogadores. Mas como? Recentemente, um compatriota de Messi teceu algumas considerações sobre o assunto:

“Não gosto de ouvir dizer que não há jogadores criativos, sobretudo depois de fazerem 800 treinos automatizados. É muito provável que não haja se tudo for automatizado. Se há algum com 15 anos que finta os adversários, dizemos-lhe para não o fazer porque perdeu a bola duas ou três vezes. Sim, vão perder a bola duas ou três vezes, ou cinco ou dez… Com estas defesas em bloco, só um criativo consegue passar. Um criativo é alguém que finta, que inventa algo diferente quando todos os outros fazem o mesmo. Se nessas idades só jogamos taticamente, não podemos esperar jogadores criativos.”

Pablo Aimar

Voltando então à questão do como:

  • Criar contextos de criatividade – promover (e muito) no treino situações de 1v1, 1v2, 1v3 se necessário, com elevado número de repetições e que eles percebam que no jogo vão ter de resolver muitos problemas de forma coletiva mas que serão igualmente chamados a exprimir a sua individualidade e que devem sentir-se confortáveis (a nível motor e psicológico) ao fazê-lo. Criar contextos selvagens no treino, ou a velha questão do futebol de rua – situações onde eles são livres para procurar as soluções que lhes trarão mais sucesso naquele contexto, sem feedback do treinador (coisa que não havia na rua).
  • Ensinar através do jogo – muitas vezes joga-se pouco no treino. Não nos esqueçamos que pelo princípio da especificidade só o jogo vai estimular na totalidade as estruturas funcionais e orgânicas do jovem que são necessárias para a prática da modalidade, e que os exercícios devem obedecer a uma dada representatividade do jogo no que toca aos seus aportes aquisitivos (colegas, adversários, o alvo, as sinergias entre os três, os constrangimentos, etc.) e dar diversas possibilidades de solução para os problemas da tarefa. Portanto não é com exercícios padronizados (ou analíticos descontextualizados) que se vai chegar à complexidade do jogo que se quer jogar e que por sua vez encontra resposta na criatividade e na conceção de um jogador pensante.
  • O erro como ferramenta de ensino – o criativo poderá ter uma tendência para errar mais, porque arrisca mais. A finta extra que resultou em perda, o passe excêntrico que foi mal calculado, tudo isto não nos deve levar à tentação imediata de castrar mas sim avaliar e depois, ou incentivar para forçar a criatividade a manifestar-se mais vezes ou questionar no sentido de guiar para uma tomada de decisão plena (descoberta guiada). Por vezes até subindo o nível de dificuldade ao processo formativo, colocando-o a jogar num escalão acima, com colegas mais maturados fisicamente e que lhe vão colocar outros desafios que vão por sua vez vão fazer com que a criatividade seja ainda mais necessária como recurso para sobreviver.

Fica o apelo, para que venham daí mais Leos (que este já se aproxima do seu ocaso).

Os nossos Videos são criados com

Sobre Juan Román Riquelme 97 artigos
Analista de performance em contexto de formação e de seniores. Fanático pela sinergia: análise - treino - jogo. Contacto: riquelme.lateralesquerdo@gmail.com

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*