Avé Paulinho, abençoa o título verde

Notas SOFASCORE.COM

Um golaço de Paulinho abençoou a vitória leonina em Vila do Conde. Colocada em dúvida a sua muita qualidade, o avançado que se mostra a um nível tremendo a jogar em todos os espaços do ataque – É muito mais que um avançado que se move para finalizar, mas mostra também argumentos a ligar o jogo ofensivo, e altruísmo em como aproxima os colegas da notoriedade mesmo que em determinados abdique desta em prol de um bem maior – O coletivo – jogou, marcou e convenceu em Vila do Conde.

Uma primeira meia hora de muita qualidade do Sporting, permitiu-lhe chegar com facilidade ao ultimo terço – Conquistou as bolas paradas de onde criou o seu maior perigo – Coates e Palhinha viram as suas finalizações esbarrar no poste.

O Rio Ave procurou construir desde trás mas um Sporting muito pressionante criou desconforto na construção adversária, impediu a progressão vila condense, e para lá de controlar defensivamente o jogo, foi conquistando o direito a poder sair de forma rápida após os erros em posse dos vila condenses.

Ultimos minutos do primeiro período, já com os leões em vantagem, trouxeram um Rio Ave mais perigoso mas que esbarrou sempre num Sporting muito confortável a controlar cruzamentos – Bem trabalhada a dinâmica defensiva coletiva, que ainda beneficia não apenas da coordenação conjunta, mas também da aglomeração dos três centrais, e da qualidade destes em tais situações específicas.

O Rio Ave demonstrou sempre muitas dificuldades em organização defensiva no seu 4x1x4x1 com Felipe Augusto sempre próximo dos dois centrais, mas demasiado afastado dos interiores e pouco sincronizado para encurtar entre-linhas, por onde o Sporting foi entrando e dando sempre a sensação de um jogo demasiado tranquilo.

Na Transição Defensiva, uma vez mais, muito competente o Sporting e na fria noite de Vila do Conde ainda mais importante seria que assim fosse pela capacidade do Rio Ave em transição ofensiva – e neste particular momento, Palhinha esteve a um nível absurdo. Saiu, pressionou, roubou e quando não pôde roubar, ainda equilibrou. O médio é um dos homens do ano e prova-o a cada momento que pisa os relvados da Liga.

O segundo golo – a tal obra prima de Paulinho – veio dar tranquilidade à equipa leonina e juntou a equipa mais atrás, preparada para criar várias situações de potencial perigo em contra-ataque nos últimos trinta minutos.

O Regresso a um trio ofensivo – Pote à Direita; Paulinho no Centro; Nuno Santos à Esquerda

Homem do Jogo – João Palhinha. Encheu o campo. Com Palhinha no jogo, o Sporting joga mais alto, está mais equilibrado no momento defensivo, chega mais à frente com bola e ainda encontra situações mais perigosas para atacar pelo número de bolas que resgata. Em Vila do Conde, também na bola parada foi determinante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*