SIIIIIIIIIM e um meio campo a carburar

Fomos Portugal no primeiro período. 

Seria fácil apontar mudança de atitude ou de jogadores no onze inicial. Contudo, a grande diferença de uma partida para a outra esteve no oponente. Ao contrário da Alemanha, a França apresentou-se num 4x4x2 com os homens da frente (Benzema e Griezmann) pouco pressionantes e a deixarem espaço nas suas costas onde os três médios lusos – Renato, Danilo e Moutinho – surgiam com espaço para não precipitar as suas decisões, por não serem apertados. 

Com espaço e tempo, Portugal pausou a sua construção, não perdeu bolas para Transição e porque acertou na sua Organização Defensiva, controlou as ofensivas “blues”  que apenas num momento – Passe inacreditável de Pogba a isolar Mbappé – foram perigosos

A primeira parte foi de Renato Sanches. Manietou, enganou, driblou, desenvencilhou-se sistematicamente da temível dupla Kanté – Pogba, e carregou as investidas lusas, mesmo em Organização até ao último terço. Sem bola, pressionou, fechou espaços, recuperou a posse e ainda ligou as transições ofensivas. Um poço de energia que cada vez menos errático segura a selecção pelos colarinhos e carrega Portugal em todos os momentos do jogo. 

Sem bola, ainda ficou bem notório a preocupação de Bernardo Silva em fechar o corredor ao lado de Nelsinho, quando Lucas Hernandez se projectava. Alternou entre o 4x5x1 e o 5x4x1, mediante posicionamento alto ou não do lateral francês, e tal facto, aliado à pouca presença entre linhas da selecção gaulesa – Pogba e Kanté construíram sempre fora do bloco, e foi possível por superioridade numérica controlar a preceito as zonas de criação francesas.

Com o jogo controlado, em mais uma saída de Renato que os gauleses travaram em falta, Portugal adiantou-se de Bola Parada. Do livre surgiu o cabeceamento de Danilo e abalroar de LLoris ao médio luso que valeu o penálti que Ronaldo bateu.

A ganhar e confortável no jogo, a selecção de Fernando Santos foi somando momentos em que claramente foi crescendo de produção e sem que nada o pudesse prever, uma interferência externa baralhou todas as contas do jogo português, transformando um lance normal e inofensivo no golo do empate.

A análise da Segunda Parte, e o HOMEM DO JOGO, na página da:

MOOSH

3 Comentários

  1. Bernardo a 10 num 442 losango!
    Bernardo a 10 num 442 losango!
    Bernardo a 10 num 442 losango!

    Só assim jogaremos como equipa grande e os dois avançados sejam eles quais forem serão devidamente alimentados e o resto do jogo equilibrado!!!

    Mas nãooo, teimam em pôr o Bernardo na linha a fazer piscinas porra pá!

    O Maradona se tivesse sido colocado sempre a extremo na sua carreira nem da Argentina tinha saído pá!!! Com o Bernanddo é exatamente igual!!!!

    Neste particular tanto Leonardo Jim nos seus tempos no Monaco como Guardiola nestes anos no City são culpados por encostar Bernardo à linha e fazê-lo passar literalmente ao lado de uma carreira de maestro e mostrar todo o seu potencial na sua verdadeira posição: a 10 atrás de um ou (preferencialmente) 2 avançados. Fernando Santos esse limita-se a copiar…
    Mas intriga-me também o próprio Bernardo não fazer finca pé para jogar na sua real posição de forma regular? Será que a sua possível saída do City estará relacionada com isso? Espero que sim e também espero que Bernardo antes de mudar de clube fale com o futuro treinador para perceber se a visão deste é essa mesmo (mesmo que seja um clube de média dimensão e não um Barcelona ou assim onde poderá ter o mesmo problema.

    Acordem pá!!! Lembrem-se dos banhos de bola com 442 losango e Bernardo a 10 que Portugal deu no Europeu de Sub21 de 2o15, demos 5 a 0 a Alemnha nas meias finais!!!!

    Maradona preso na linha em toda a carreira seria apenas isto, compreendem?

    Bernardo a 10 num 442 losango!

    Acho que esta análise dava um artigo interessante aqui no Lateral Esquerdo.

    Dean Saunders

    • A tactica e o equilibrio é o mais importante. Se jogarem em losango não conseguem defender a largura, como aconteceu contra a alemanha e fomos humilhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*