Vando Félix, o Talento que vem da Rua

Nos dias que correm, onde há cada vez menos miúdos a sair da rua e a desenvolverem-se nas academias, Vando Félix faz-nos acreditar que o talento vindo da rua ainda existe! O jovem talento da Guiné-Bissau veio para Portugal em 2019 para o Leixões. Ainda por lapidar, Vando têm um potencial incrível pelas suas capacidades condicionais (velocidade e força) mas também pelos recursos técnicos que têm onde é extremamente capaz em situações de 1×1 e em condução, sobretudo em aceleração. Prestes a fazer 19 anos, chegará a um dos três grandes, algo que, desde cedo se perspetivou e que se vai concretizar (apenas) após um ano de futebol federado.

Irreverência, Desequilíbrio e Velocidade são as grandes marcas de um talento ainda por lapidar. Para além disto, apesar de ser um jogador fortíssimo com espaço para explorar, em espaços reduzidos é também forte pela forma como combina com os seus colegas. Vindo da Rua, Vando precisa de um contexto que lhe permita perceber o jogo e percebendo-o, melhorando a sua tomada de decisão, vai rapidamente chegar a um patamar condizente com o seu potencial. A confirmar-se, o Sporting poderá ser um contexto perfeito para o jovem guineense crescer e o contexto de equipa B ainda mais sentido fará, mesmo que, seja um contexto de Liga 3. O que é certo é que Vando têm condições técnicas, físicas e psicológicas para chegar às mãos de Ruben Amorim. Não poderá perder, ainda, aquilo que lhe torna diferente dos demais, a sua irreverência e magia que trás ao jogo da sua equipa!

Não fará grande sentido engloba-lo num contexto de Liga Revelação pelo facto de ter terminado como um dos melhores jogadores da prova e até pela visibilidade que a mesma tem vindo a perder, no entanto, Vando necessita de um contexto que lhe permita crescer a errar, mas fundamentalmente de continuar a jogar para não estagnar o seu potencial. Neste sentido, parece-me importante começar na Equipa B, somar minutos numa Liga 3 que se deverá aproximar do nível da Segunda Liga e que poderá ser importante para o seu crescimento.


Rating: 5 out of 5.
Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*