Lucão, o homem que definiu a Construção e… Criação encarnada

A vantagem do Benfica na partida nasceu e cresceu praticamente toda ela no corredor direito. O extremo esquerdo do Spartak – Larsson – saía na bola quando Lucas recebia, e o central brasileiro do Benfica descobriu incessantemente Diogo Gonçalves livre para iniciar aceleração já em criação.

O central que no Santos impressionava pela relação com bola até nos “meinhos”, foi mais que um construtor de excelência pela forma como recebia abrindo o campo e encontrando homem livre – Bastaria receber fechado para perder a melhor ligação ofensiva. Lucas foi também ele criador do jogo ofensivo. A sua qualidade com bola é absolutamente invulgar para quem ocupa espaços defensivos. Tecnicamente, taticamente, fisicamente… e ainda mais, cognitivamente. A forma como Lucão descobriu e destapou linhas de passe que ainda nem existiam criando em um minuto duas oportunidades de golo para o Benfica – uma delas, Gilberto viria a sentenciar o jogo – é de craque, diria Mário Wilson.


Rating: 1 out of 5.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

4 Comentários

  1. Central muito forte em tudo praticamente.. seja ofensivamente , seja defensivamente.. com um ponto apenas menos forte ( velocidade apenas razoável). De resto, não vai tardar muito a ter o seu espaço na seleção Brasileira, pelo menos no Lote de 4 melhores.

    O Santos tem sido a equipa brasileira que com mais sucesso fornece jogadores a equipas Portuguesas, e sempre com preços mais realisticos.. em relação a muita outras equipas no Brasil! Danilo, Alex Telles, Lucas Verissimo, Leo, etc etc

  2. A equipa jogou bem, ponto final, e quando assim é todos parecem logo outra coisa.

    O Lucas foi dos melhores ou mesmo o melhor na segunda-parte (o JM também esteve muito bem, até o Rafa e outros), apesar de ter cometido um ou outro erro no início. Ele é fortíssimo pelo ar e no corpo-a-corpo/um-para-um, nesta questão chega mesmo a ser intratável e depois ainda faz uns passes giros. É um pacote completo.

    Ontem também gostei muito do Weigl, decidiu e executou os passes com velocidade, critério e também roubou várias bolas (destaque para o Ramos nesta vertente). Parece que as coisas não vão bem a favor dele com a chegada do Meite, no entanto, demonstrou que pode fazer um duo-dinâmico muito interessante com o JM. A fazer lembrar um bocado do que se dizia aqui durante a época passada, que o meio-campo do Benfica era um problema não tanto pela forma como defendia (ainda que pudesse ser melhor globalmente), mas pela forma como a equipa perdia bolas umas a seguir às outras.

    Com Weigl e JM não é muito previsível que a equipa possa perder a bola no corredor central, e se lhes abrem as pernas eles podem magoar a sério, o que é logo um problema concreto para o adversário resolver.

    Entretanto, isto é tudo muito giro mas o Benfica jogou contra o Farense.

  3. Farense?! riso, antes do jogo começar era isto e aquilo.. como o Benfica surpreendeu.. O Adversário já não presta!

    Bons deve ser o Lask Linz ou krasnodar

  4. Benfiquista doente nº1 (Hugo Silva) vê o seu benfica como a 9 maravilha. Vão cilindrar, quadruplicar o rendimento, Lucas Verissimo “não vai tardar muito a ter o seu espaço na seleção Brasileira, pelo menos no Lote de 4 melhores.” Thiago Silva, Militao, Marquinhos, Felipe, Leo, Caio.

    Bnefiquista doente nº2 (Pelé) vê o seu benfica sob o prisma do gato escaldado. Ganharam, mas ganharam ao Rui bate no bombo Vitória. Portranto, analisa com cuidado e espera por jogos de maior dificuldade.

    Benfiquista nº1 chama lagarto/tripeiro ao benfiquista nº2.

    É isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*