Pote: os pormenores de um criador-finalizador

O jogo grande da jornada entre Braga e Sporting foi decidido nos pormenores. O Braga entrou no jogo para dificultar a organização ofensiva do Sporting, abdicando um pouco da pressão alta que se tinha visto na Supertaça e obrigando os centrais do Sporting a tomarem muita iniciativa no momento ofensivo. Até ao momento da expulsão de Matheus Reis as duas equipas tiveram relativamente o mesmo número de oportunidades claras, o Sporting adiantou-se no resultado com bastante eficácia através de Jovane e, logo no início da segunda parte, o melhor marcador da liga no ano passado entrou em ação. Numa excelente jogada coletiva do Sporting onde se viu a qualidade de Palhinha, Matheus Nunes e Paulinho, foi Pote a fazer a diferença, tanto no início da jogada como na finalização.

Jogando perto da linha defensiva do Braga mas claramente com a intenção de aparecer como terceiro médio perto de Matheus e Palhinha, Pote foi seguindo a jogada de perto, mesmo sem tocando na bola. Faz uma desmarcação vertical que arrasta os defesas do Braga, cria espaço na zona entre linhas e aparece ele mesmo nesse espaço, recebendo um passe de Palhinha. É aqui que a qualidade de Pote entra: posiciona o corpo bem, percebe onde está o defesa e com uma recepção a um toque muda claramente o rumo da jogada, orientando-se para a baliza e rapidamente soltando a bola em Paulinho. A partir daí foi a qualidade individual e coletiva do Sporting a encontrar as melhores soluções, até que a bola chegou novamente a Pote, que fez o que melhor sabe: recepção a preparar a finalização, e “passou para a baliza” ao seu melhor estilo . Os pormenores do grande golo do Sporting e da sua maior estrela no vídeo em baixo:


Rating: 1 out of 5.
Sobre RobertPires 84 artigos
Rodrigo Carvalho. 26 anos, treinador adjunto-analista nos San Diego Loyal, EUA. @rodrigoccc97 no Twitter.

1 Comentário

  1. No golo do Pote, importante a movimentação do Jovane a pedir a tabelinha. É a sua presença naquele espaço que prende Matheus ao 1º poste impedindo que chegue a tempo de interceptar a bola que o Pote coloca ao 2º.
    Jovane mais influente (com o cérebro) do que a maioria dos adeptos percepciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*