Magia na taça de Portugal ,jogo de qualidade entre dois históricos do futebol português

David contra Golias,campeão nacional contra penúltimo classificado da segunda liga,a taça de Portugal oferece-nos muitas vezes jogos com uma magia diferente…Apesar da grande diferença qualitativa entre Sporting e Varzim,não deixamos de poder assistir a uma partida de muita qualidade ,com vários conceitos e ideias dos 2 lados.

Na procura da vitoria ,o Sporting de Ruben Amorim apresentou-se com varias novidades no onze inicial ,Gonçalo Esteves,Tabata,Jovane…. Apesar das mudanças a equipa manteve a sua identidade. Em bloco alto ,com um comportamento muito agressivo em todos os momentos com a finalidade de impedir o adversário de sair em transição ofensiva.

Nesse comportamento a equipa leonina conseguiu em varias situações impedir a saída curta do Varzim e muitas vezes recuperar a bola no meio campo adversário. Contudo a equipa de Povoa de Varzim conseguiu explorar o posicionamento da equipa leonina em organização ofensiva e criam varias situações de golo explorando o posicionamento alto e aberto dos laterais leoninos.

Antes de falar do comportamento do Sporting com bola,é importante olhar para este Varzim. Como é visível nesta imagem ,o Varzim procura principalmente manter um bloco junto e com distancias curtas ,procurando estar sempre próximos do corredor da bola ,a altura do bloco varia mas o princípios são sempre os mesmos…importante realçar igualmente excelente coordenação da linha defensiva onde existiu uma excelente cobertura setorial,e que permitiu por vezes graças a utilização da arma do fora de jogo subir um pouco o bloco.

O comportamento do Sporting com bola foi jogar “ao contrario” do adversário,por jogar ao contrario entendo se o adversário fecha por dentro ,acelero por fora …foi essa a estratégia leonina com os 2 laterais em posicionamento alto FORA da linha defensiva adversário e com os 3 avançados muitos próximos dentro DENTRO da linha defensiva adversaria. Este posicionamento obrigou os 2 laterais do Varzim a ter que ficar muito perto dos centrais para não permitir situações de superioridade numérica , o que acabou por libertar os 2 corredores laterais e dar espaço tanto a Nuno Santos como a Gonçalo Esteves para desequilibrar. Contudo a baliza no futebol esta localizada no corredor central e apesar da equipa leonina conseguir chegar a zonas de perigo pelo corredor lateral ,encontrou muitas dificuldades para ligar o seu jogo interior ,muito por mérito da equipa do Varzim que fechava muito bem no corredor da bola impedindo a ligação interior.

Jogo grande na taça ,acabou com a vitoria da formação de Lisboa,contudo a equipa treinada por Antonio Barbosa deixou em Alvalade uma excelente imagem de si própria

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*