O que traz Morato ao novo Benfica?

Felipe Rodrigues da Silva. Para muitos este nome não diz nada mas se falarmos em Morato, já chegamos lá. Morato é um jogador da geração de 2001 que vem aos poucos aparecendo na equipa principal do Benfica já desde a época 2019/2020.

Contudo é nesta época que Morato parece vir a afirmar-se cada vez mais e todo o contexto se está a adequar a isso mesmo. Entrada de Nelson Veríssimo que o conhece bem, lesão de Lucas, expulsão de Otamendi, expulsão de Almeida e COVID de Vertoghen. Tudo parece empurrar o jovem para a titularidade.

Morato, hoje com 20 anos, já jogou Champions (até marcou em Munique), clássicos e jogos de campeonato. Em todos eles mostrou capacidades bem acima da média. Desde logo, é um central que trata muito bem a bola, rápido, atento à profundidade e forte no jogo aéreo.

Mesmo passando para um sistema de quatro defesas, Morato já se assumiu nos últimos 2 jogos como o central que sai a jogar com bola controlada, capacitando a equipa de armas para empurrar o jogo ofensivo do Benfica para o último terço. Consegue meter várias bolas entre linhas do adversário e com isso o número de ocasiões de finalização que o Benfica tem aumentam em número e em qualidade.

Nos últimos tempos de JJ, Otamendi era o central eleito para levar a bola ou achar soluções. Com Morato em campo o que se percebe é que o jovem brasileiro assume a bola e é sempre Otamendi que fica mais atrás.

Já num momento defensivo Morato é bastante atento ao espaço entre central e lateral e muito atento à profundidade nas suas costas. Após encostar aos adversários é bastante possante e raramente perde um lance nesse contexto.

Como todos os jovens, a regularidade e a continuidade é que lhe vai trazer experiência para ultrapassar algumas lacunas que ainda vai tendo, como por exemplo o excesso de confiança por vezes que tem na saída e que o leva a falhar a alguns passes podendo aqui ou ali, desequilibrar a equipa.

Certo é que este jovem brasileiro formado essencialmente no São Paulo, veio para ficar e mais cedo ou mais tarde irá chegar ao patamar de qualidade para ser titular neste Benfica.


Rating: 5 out of 5.

Sobre EdgarDavids 4 artigos
Analista de Desempenho Coletivo e Individual & Técnico de Exercício Físico.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*