Diário do CAN 2021, Dia 12: Grupo E e F

Grupo E, Jornada nº 3

A campeã em título, Argélia chegou ao último jogo do grupo E sabendo que só um resultado lhes permitiria seguir em frente. A Costa do Marfim, já apurada, manteve a seriedade e não facilitou, foi soberana e dominou o seu adversário.

A defensora do título de 2019, começou da pior maneira possível. Franck Kessié colocou mais um prego no caixão da Argélia, ao finalizar com sucesso após um cruzamento rasteiro de Nicolas Pépé. Estava feito o 1-0 e a 5 minutos do intervalo, na sequência de um livre batido ao segundo poste por Sèrge Aurier, esqueceram-se de Ibrahim Sangaré que surgiu sozinho para finalizar de cabeça. Desta forma, o médio do PSV fez o 2-0 para os Elefantes.

Djamel Belmadi com a necessidade de vencer, pois só a vitória levaria a Argélia à próxima fase, colocou Islam Slimani. Os Elefantes queriam mostrar claramente que eram a equipa mais forte do grupo e não estavam satisfeitos com o 2-0, por intermédio de Sèrge Aurier que ameaçou a baliza de Raïs M’Bolhi com um remate forte de fora da área. Foi o indicador para o que se seguiria, quando Nicolas Pépé chegou ao 3-0. Depois de uma boa combinação com o avançado do Ajax, Sébastien Haller, o extremo do Arsenal conduziu com o seu pé esquerdo para dentro e finalizou com classe. Pouco tempo depois, o árbitro da partida assinalou um penálti de Simon Deli sobre Youcef Belaili. O médio argelino teve um belo pormenor que baralhou o central adversário que o travou em falta. Riyad Mahrez foi o sinal claro da instabilidade que vive a Argélia ao enviar a bola ao poste na marcação da grande penalidade. A Argélia acabaria mesmo por conseguir reduzir a diferença no marcador, com um golo do médio Sofiane Bendebka. Logo de seguida Islam Slimani poderia ter feito o segundo, o que traria maior emoção ao jogo, mas Badra Sangaré redimiu-se do erro do último jogo e fez uma boa defesa. Sébastien Haller ainda festejou o 4º golo, mas o VAR invalidou-o por fora de jogo.

Ghislain Konan (ex-Vitória SC) e Jean-Michaël Seri (ex-FC Paços de Ferreira) foram titulares na equipa da Costa do Marfim, enquanto que Willy Boly (ex-FC Porto) não foi convocado. Os argelinos Islam Slimani (ex-Sporting CP) e Yacine Brahimi (ex-FC Porto) entraram no decorrer do jogo.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

A Serra Leoa entrou em campo a precisar de apenas um empate para superar as Ilhas Comores como um dos melhores terceiros classificados. A Guiné Equatorial já estava qualificada, só não sabia em que lugar.

Na sequência de um canto curto, Ibán Salvador assistiu o Pablo Ganet, que rematou fora da área e conseguiu fazer o 0-1 para a Guiné Equatorial. Além do golo a primeira parte acabou por ser muito equilibrada, com uma ligeira tendência para o lado da equipa que foi para o balneário a vencer.

O Treinador da Serra Leoa quis uma resposta diferente da sua equipa para a segunda parte, fazendo duas substituições nos primeiros minutos. A sua equipa pareceu perceber o indicador e ameaçou a baliza de Jesús Owono nos instantes iniciais, mas Kei Kamara chegou tarde à bola para fazer o desvio. Ao minuto 63, a Guiné Equatorial poderia ter alargado a vantagem após uma jogada fantástica coletiva, a desenrolar-se pelo corredor direito, mas Dorian Hanza atirou por cima. Ao minuto 83 a Serra Leoa conseguiu ganhar uma grande penalidade que o experiente Kei Kamara desperdiçou. Jesús Owono com uma estirada conseguiu ir buscar a bola ao seu lado esquerdo. Com este resultado, as Ilhas Comores esfregavam as mãos, porque iriam conseguir ficar num dos melhores terceiros lugares. 

Na Guiné Equatorial, Luís Asué (SC Braga) e Rubén Belima (ex-GD Estoril-Praia) entraram em campo durante o jogo.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

FlashScore.pt

Grupo F, Jornada nº 3

Os estreantes da Gâmbia continuam a escrever uma bela página na sua história. Desta feita, venceram a Tunísia num jogo onde ambas as equipas garantiram a passagem aso oitavos e final.

Ao minuto 43 a Tunísia ganhou uma grande penalidade, dando assim a oportunidade ao ponta de lança do Zamalek, Seifeddine Jaziri de abrir o marcador. O guarda-redes gambiano, não permitiu e aguentou o nulo até ao intervalo. Nesse momento, o guarda-redes tunisino que estava no banco foi expulso.

A Gâmbia entrou melhor para a segunda parte. Depois de ter visto o seu guarda-redes brilhar, Musa Barrow tentou um grande momento através de livre direto, mas atirou a bola à barra. Este gambiano tem-se demonstrado com grande qualidade e merece um olhar atento de diversos clubes. O ligeiro toque de Aïssa Laïdouni que estava na barreira foi fundamental para esse desfecho. Ao cair do pano, a Gâmbia chega ao golo da vitória através de Ablie Jallow e confirma a sua posição à frente da Tunísia. O camisola 3 recebeu a bola de Musa Barrow e rematou com força à baliza.

Na Gâmbia, Saidy Janko (ex-FC Porto) foi titular e Yusupha Njie (Boavista FC) não saiu do banco.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

As Águias do Mali venceram a Mauritânia por 2 a 0 em Douala e garantiram o primeiro lugar no Grupo F.

Os comandados de Mohamed Magassouba começaram bem no Estádio Japoma, em Douala. Depois de um cruzamento do Hamari Traoré, Moussa Doumbia tem um ligeiro desvio e a bola sobra para Massadio Haïdara fazer o primeiro golo do encontro. Adama Noss Traore ainda tentou alargar a vantagem dentro dos primeiros 10 minutos, mas a bola saiu por cima após a execução do livre direto. O Mali foi para o intervalo a vencer por 1-0.

Os malianos regressaram ao relvado novamente com muita intensidade e Moussa Doumbia com um drible eficaz conseguiu ganhar uma grande penalidade que Ibrahima Koné não desperdiçou. Foi o terceiro golo do avançado na competição e todos eles na sequência de grandes penalidades.

Os malignos Falaye Sacko (Vitória SC), Kiki Kouyaté (ex-Sporting CP) e Adama Noss Traoré (ex-Rio Ave FC) foram titulares.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

FlashScore.pt

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*